terça-feira, 24 de dezembro de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — Ana Maria Machado

Ana Maria Machado
(24 de dezembro de 1941)

1. “O que leva uma criança a ler é o exemplo!” 
°°°
2. “Só queria que o mundo nos abraçasse!”
°°°
3. “A gente ser feliz, representa uma espécie de ameaça para os outros, como se estivéssemos dizendo que somos mais competentes do que eles em matéria de construir felicidade!”
°°°
4. “Não tem sentido eu escrever sobre a importância do lazer e intimar os amigos a me encontrarem numa livraria!”
°°°
5. “É que o amor nasceu para ter história... Que recebe e deixa sua herança!”
°°°
6. “Só se chega por acaso, pois é impossível encontrar o caminho sem se perder!”
°°°
7. “Gostava de soltar as ideias sem rédea enquanto sentia o vento e a imensidão!”
°°°
8. “Amigas se divertiam juntas, davam gargalhadas, bebiam vinho para comemorar segredos guardados em envelopes!”
°°°
9. “Voz fraca e pequenina. Voz de quem vive em surdina. Um fiapo de voz que tinha todo o jeito de não ser ouvida!”
°°°
10. “Nos tempos sem tevê e sem imagem, palavras fabricavam paisagens!”
°°°
11. “Estrela guia em pleno mar, outra Maria a me chamar!”
°°°
12. “Ao se fazer de vítima você perde toda a energia que poderia usar para vencer na vida. Deixe de ser o coitadinho da sua história, e passe a ser dono dela!”
°°°
13. “A gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos!”
°°°
14. “Quem vai consertar o mundo? É evidente que o mundo está caótico, não precisa ser mago pra saber!” 
°°°
15. “Ruborizar-se não está sujeito a controle. Brota do fundo da alma, num impulso insopitável. Tem a ver com brio. Com o sentido da própria dignidade e um sentido de honra.”
°°°
16. “Quem planta árvore conecta a Terra ao Céu, e religa os elos perdido!”
°°°
17. “No infantil existem certas limitações. É preciso resolver os mesmos problemas com recursos limitados. Toda literatura se faz com alusões culturais. Mas a criança tem o repertório mais específico e reduzido!”
°°°
18. “Ao longo do tempo, conversei tanto com leitores que acho que essa troca se fazia oralmente. Escrevia para leitores, mas não sobre leitores. O fato de termos ficado quase sem contato direto, me fez escrever sobre eles!”
°°°
19. “Literatura é uma coisa maravilhosa: eu gosto de ser escritora porque os leitores gostam do que eu escrevo!”
°°°
20. “E era sempre assim: na hora de ir ajudar no trabalho da roça, ela era bem grande; na hora de ir tomar banho no rio e nadar no lugar mais fundo, ela ainda era muito pequena; na hora que os grandes ficavam de noite conversando no terreiro até tarde, ela era pequena e tinha que ir dormir; na hora em que espetava o pé com um espinho e queria ficar chorando no colo de alguém, só com dengo e carinho, sempre dizia que já estava muito grande para ficar fazendo manha. Se ela tivesse um espelho mágico, que nem rainha madrasta da Branca de Neve, bem que podia perguntar: ‘Espelho meu, espelho meu, que tamanho tenho eu?’”
°°°
* Ana Maria Machado é membro da ABL - Academia Brasileira de Letras, cadeira 1 (Patrono: Adelino Fontoura - Fundador: Luís Murat).

Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL