sábado, 12 de janeiro de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — Celso Vieira

Celso Vieira de Matos Melo Pereira
(12 de janeiro de 1878 - 19 de dezembro de 1954)

1. “O autor tem de subir à magnitude do personagem!”
°°°
2. “Sejamos gratos a todos grandes e nobres homens que passaram pela vida brasileira, engrandecendo-a e se engrandecendo!” 
°°°
3. “Os antigos passam e os novos hão de lançar ao mundo o tesouro das promessas estonteantes!”
°°°
4. “Quanto mais altas as posições, em que se destacam os homens, tanto maiores as dificuldades, que os apoucam, reavivando-lhes o sentimento do próprio desvalor!”
°°°
5. “Suponho eu ter vencido o ápice do meu destino. Tão seguro nas previsões, como nos diagnósticos!” 
°°°
6. “Serão verdadeiros os nossos programas acadêmicos? Se as projeções ilusórias mentem, à semelhança dos fogos de artifício, estrepitantes e efêmeros, como teriam conciliado a utopia e a verdade os meus predecessores, homens por excelência verídicos?”
°°° 
7. “Os frutos mais verdes amadurecem na árvore donde caem os frutos sazonados, continuem velhos e moços, homens de várias escolas e várias idades, a trabalhar como possam, como devem, porque todos cabem, afinal, passadistas ou modernistas, na última escola inventada pelo bom senso francês!” 
°°°
8. “Se a tradição alia os contemporâneos aos ancestrais, orientando a marcha das ideias, não havemos de transigir, sem desdoiro, ante os iconoclastas do santuário, os deformadores da linguagem!”
°°°
9. “No oceano da vida brasileira, em que se arrojava para o ideal tanta força, desencadeada por um só espírito, vimos quebrar-se a onda mais alta, sob a mais pura estrela!” 
°°°
10. “Vivemos em contato permanente com certas pessoas e delas moderatos, quando muito, surpreender os traços marcantes, e que se traduzam em qualidades extrovertidas do caráter!”
°°°
11. “Algumas vezes, falham as predições dos especialistas e dos oráculos!” 
°°°
12. “A inteligência, mais positivas e salientes, quais a originalidade, imaginação, presteza de raciocínio e senso dos valores, se manifestam no falar ou no escrever, eis até onde atinge o juízo crítico do biógrafo de medida comum!”
°°°
13. “Quando se pretende traçar o perfil de um grande homem; quando se tenta marcar-lhe a trajetória nos domínios da ação ou do pensamento; quando buscamos situá-lo convenientemente entre os seus pares, realçando-lhe os méritos que o tornaram insigne, as virtudes pelas quais sobressaiu entre outras personalidades também ilustres, aí então o escritor esbarra em insuperáveis dificuldades!” 
°°°
14. “Se o peso das montanhas, por vezes, arranca aos titãs um lamento, como poderiam trazê-las aos ombros os pigmeus?” 
°°°
15. “Sem fundado temor que ousamos enfrentar tema de tão árduas dificuldades, embora sedutor, como são sempre sedutores os assuntos que nos fazem falar do Brasil e dos seus grandes homens!”
°°°
16. “O verbo nacionalista que prefigura na ABL o núcleo ou o nexo, serve para conservar no meio da federação política a unidade literária!”
°°°
17. “A fixidez relativa do idioma, deve evitar o empobrecimento das fontes e lhe opor um embaraço à deformação, mais rápida no Brasil do que em Portugal!”
°°°
18. “A gentileza se faz o ornato precioso e característico do ambiente espiritual!”
°°°
19. “Ruy estremeceu a pátria, viveu no trabalho, e não perdeu o ideal!” - (Referindo-se ao polímata brasileiro, Ruy Barbosa de Oliveira, que se destacou como jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador, sendo um dos fundadores da ABL. Recebeu o cognome de: ‘Águia de Haia’ do Barão do Rio Branco, que era o Ministro das Relações Exteriores na época da 2ª Guerra Mundial, que aconteceu entre 1939 e 1945) *
°°°
20. “O eco da sua glória, sobre o tumulto das ondas efêmeras, com a própria nação imorredoura. É um desafio à Morte o que voa do féretro de Ruy para a alma eterna do Brasil.” - (*)
°°° 
* Celso Vieira foi membro da ABL - Academia Brasileira de Letras, cadeira 38 (Patrono: Tobias Barreto - Fundador: Graça Aranha).

Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL