![]() |
Roger Chartier (9 de dezembro de 1945) |
1. “Os livros resistirão às tecnologias digitais!”
°°°
2. “O algoritmo é o contrário do desejo!”
°°°
3. “A resposta das novas técnicas está nos nativos digitais!”
°°°
4. “Não acabou a literatura da mão do autor e da mente do editor. Nem tudo é digital!”
°°°
5. “Não me agrada a ideia do livro fora do papel e um mundo sem livros e sem livrarias!”
°°°
6. “O objetivo da história cultural é identificar modos de apreensão da realidade social, modos de ler a realidade!”
°°°
7. “Uma leitura com maior legitimidade cultural propicia um diálogo mais qualificado entre o leitor e o texto e, consequentemente, eleva o desenvolvimento cultural do leitor!”
°°°
8. “Existe uma certa distância entre o sentido atribuído pelo autor e por seus leitores. O mesmo material escrito, encenado ou lido não tem significado coincidente para as diferentes pessoas que dele se apropriam!”
°°°
9. “A história cultural tem por principal objeto identificar o modo como em diferentes lugares e momentos uma determinada realidade cultural é construída, pensada, dada a ler!”
°°°
10. “A noção de apropriação relaciona-se à pluralidade de compreensões, de interpretações e, por consequência, de empregos. Refere-se assim à liberdade criadora dos agentes, no caso, dos leitores!”
°°°
11. “A história cultural está relacionada à elaboração das noções complementares de práticas e representações!”
°°°
12. “O domínio da linguagem oral e escrita proporciona, sobretudo, a produção do conhecimento e a formação!”
°°°
13. “A tradução mental de uma realidade exterior percebida, liga-se ao processo de abstração. O imaginário faz parte de um campo de representação e, como expressão do pensamento, se manifesta por imagens e discursos que pretendem dar uma definição da realidade!”
°°°
14. “A cultura pode ser caracterizada nos elementos e tipos. Toda características da cultura possui um caráter simbólico; é adquirida por meio das relações sociais de um grupo; é transmitida para gerações posteriores; não é estática, sendo influenciada por novos hábitos!”
°°°
15. “A memória coletiva é a faculdade que nos permite construir uma imagem narrativa do passado e, através desse processo, desenvolver uma imagem e uma identidade de nós mesmos!”
°°°
16. “Apropriação cultural é um conceito da antropologia que significa o uso de elementos de uma cultura minoritária por outra dominante, sejam símbolos, costumes, vestimentas, objetos que representam proteção ou ligação com o Divino!”
°°°
17. “A leitura e a escrita se constituem como elementos intrínsecos ao processo de socialização e estão associadas ao exercício da cidadania e ao posicionamento crítico!”
°°°
18. “A história da cultura nos remete ao fim do século XVIII e baseia-se na crença do Iluminismo de que se deve observar e estudar a contínua e permanente evolução e do desenvolvimento da humanidade, inclusive elementos e comportamentos decorrentes do acaso, ou ainda inconscientes!”
°°°
19. “Como, em diferentes contextos, os homens concebem o meio social no qual estão envolvidos!”
°°°
20. “A palavra oral não é a mesma que está escrita quando falamos há frases que não escrevemos. Quando escrevemos há constância!”
°°°