![]() |
José Eduardo Agualusa Alves da Cunha (13 de dezembro de 1960) |
1. “Rimos porque, apesar das notícias dos jornais, estamos vivo... Rir é resistir!”
°°°
2. “Difícil é ser otimista. Urgente é ser otimista!”
°°°
3. “Nada passa, nada expira. O passado é um rio que dorme e a memória uma mentira multiforme!”
°°°
4. “Antigamente todos os contos para crianças terminavam com a mesma frase: ‘E foram felizes para sempre’... Isto antes de o Príncipe casar com a Princesa e de terem muitos filhos!”
°°°
5. “Às vezes em casa, sozinho, escrevo algo que acho divertido!”
°°°
6. “Uma amiga disse-me uma vez que sonhar é o mesmo que viver, mas sem a grande mentira que é a vida!”
°°°
7. “Não sou político, mas começo a compreender algumas coisas!”
°°°
8. “Em criança tirei um pássaro de dentro de uma pequena gaiola. O pássaro não voou. Ficou ali andando aos círculos, aterrorizado com a largueza do mundo e a responsabilidade enorme de ter de sobreviver por si. Quando me libertaram eu senti-me assim. Vagueava pelas ruas sem rumo certo!”
°°°
9. “Sem dúvida, a boa literatura é aquela que levanta questões, que inquieta. Toda a verdadeira literatura é transformadora. Nos meus livros trabalho com temas que me perturbam!”
°°°
10. “O amor é um hábito. Como acham que cheguei até este dia? Foi o amor que me trouxe. Maldito seja!”
°°°
11. “Os bons escritores são aqueles que conseguem colocar os leitores na pele do outro. Creio ser essa a maior virtude da leitura!”
°°°
12. “Em relação às aulas de escrita criativa, há muito tempo percebi que o principal problema para a maioria dos jovens aspirantes a escritores, pelo menos os bons, é que a palavra é menor!”
°°°
13. “Só somos felizes, verdadeiramente felizes, quando é para sempre, mas só as crianças habitam esse tempo no qual todas as coisas duram para sempre!”
°°°
14. “Os europeus enriquecem com as riquezas da África. Para isso, precisam que o continente se mantenha pobre, dividido e mal governado. Depois, os africanos migram para a Europa, fugindo da miséria. Triste mundo. A humanidade é um barco à deriva!”
°°°
15. “Não há uma estrada real para a felicidade, mas sim caminhos diferentes. Há quem seja feliz sem coisa nenhuma, enquanto outros são infelizes possuindo tudo!”
°°°
16. “O amor é uma vertigem. Fechamos os olhos e quando os abrimos o nosso amor quer-nos matar. O amor está para o ódio como a flor para o fruto. Há amores que não frutificam, é verdade, são amores menores. O grande amor passa. Só o ódio fica!”
°°°
17. “Se tivesse de nascer outra vez escolheria algo totalmente diferente!”
°°°
18. “A alegria pode, pois, ser burra. A felicidade é outra coisa. Não ri às gargalhadas. Não se anuncia com fogos de artifício. Não faz estremecer estádios!”
°°°
19. “A poesia nos ensina a cair!”
°°°
20. “O amor é uma renúncia. Amar alguém é desistir de amar outros, é desistir por esse amor do amor de outros. Eu desisti de tudo. A partir desse dia dei-lhe todos os meus dias, entreguei-lhe os meus sonhos, os meus segredos, as minhas convicções mais profundas!”
°°°