sexta-feira, 29 de novembro de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — Conceição Evaristo

Maria da Conceição Evaristo de Brito
(29 de novembro de 1946)

1. “Minha escrita é contaminada pela condição de mulher negra, e não há quem ponha ponto final na  história!”
°°°
2. “Uma paixão profunda é a boia que me emerge. Sei que o mistério subsiste além das águas!”
°°°
3. “O meu texto é um lugar onde as mulheres se sentem em casa!”
°°°
4. “O que os livros escondem, as palavras ditas libertam!”
°°°
5. “Gosto de dizer ainda que a escrita é para mim o movimento de dança-canto que o meu corpo não executou, é a senha pela qual eu acesso o mundo!”
°°°
6. “O mar vagueia onduloso sob os meus pensamentos. A memória bravia lança o leme: recordar é preciso!”
°°°
7. “A voz de minha bisavó ecoou criança nos porões do navio negreiro!”
°°°
8. “A voz de minha mãe ecoou baixinho revolta no fundo das cozinhas alheias, debaixo das trouxas, roupagens sujas dos brancos, pelo caminho empoeirado rumo à favela!”
°°°
9. “Na voz de minha filha se fará ouvir a ressonância. O eco da vida-liberdade!”
°°°
10. “Vagos desejos insinuam esperanças!”
°°°
11. “Mastigo-me e encontro o coração de meu próprio fruto!”
°°°
12. “A noite não adormece nos olhos das mulheres, há mais olhos que sono onde lágrimas suspensas virgulam o lapso de nossas molhadas lembranças!”
°°°
13. “Quando meus pés abrandarem na marcha, por favor, não me forcem!”
°°°
14. “E o silêncio escapou ferindo a ordenança e hoje o anverso da mudez é a nudez do nosso gritante verso que se quer livre!”
°°°
15. “Hoje, a escrita da mulher negra não tem essa função de adormecer a Casa Grande. Pelo contrário, é uma escrita que incomoda, que perturba!”
°°°
16. “Na face do velho as rugas são letras, palavras escritas na carne, abecedário do viver!”
°°°
17. “Na face do jovem o frescor da pele e o brilho dos olhos são dúvidas!”
°°°
18. “Eu não nasci rodeada de livros e, sim, rodeada de palavras!”
°°°
19. “Quando eu morder a palavra, por favor, não me apressem, quero mascar, rasgar entre os dentes, a pele, os ossos, o tutano do verbo, para assim versejar o âmago das coisas!”
°°°
20. “Não gosto do termo intolerância, vejo isso como uma dificuldade de conviver com o outro, mas prefiro acreditar que a crueldade não é inata e, sim, adquirida!”
°°°

Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL