![]() |
Valdir Atahualpa Ramirez Espinosa (17 de outubro de 1947 - 27 de fevereiro de 2020) |
1. “Todo mundo dizia que em 1989 era impossível o Botafogo ser campeão contra o Flamengo, mas todos os dias o impossível acontece!”
°°°
2. “A superstição é uma máxima que ronda o Botafogo!”
°°°
3. “O sucesso pode e deve ser dividido entre todos!”
°°°
4. “O futebol é uma luta pelos espaços, e quem melhor e mais rápido os ocupa, ganha!”
°°°
5. “Você pode ser derrotado, mas não deve se deixar vencer!”
°°°
6. “Nunca use a falta de motivação como desculpa para as derrotas. Futebol é um jogo onde o melhor time nem sempre vencerá!”
°°°
7. “No futebol, ouvi mais não do que sim, é normal. Mas se você seguir o caminho e se dedicar, você pode se tornar o melhor a cada dia!”
°°°
8. “Há um novo Botafogo, mais sólido e com a torcida participando das conquistas do dia a dia do clube!”
°°°
9. “Eu segui as tradições e superstições do Botafogo. Usava a mesma roupa em todos os jogos: calça preta e camisa branca. Podia fazer sol, chover, ter tempestade, que eu vestiria a mesma coisa no jogo!”
°°°
10. “Gostaria de compartilhar um sonho que eu tenho como torcedor. Eu quero ver o Botafogo no topo da América e do mundo!”
°°°
11. “Liderança no futebol é diferente das empresas, não precisa estar um degrau acima, ela pode estar no mesmo nível!”
°°°
12. “Campeonatos de treinadores de futebol são comemorados em banho de cooler de gelo, não em taças de champanhe!”
°°°
13. “Meu nome está escrito na história do Botafogo e do Grêmio!”
°°°
14. “Merecemos o título de 1989. Vencemos o Flamengo, uma equipe tecnicamente superior ao Botafogo. Não é à toa que o alvinegro foi campeão estadual sem uma única derrota!”
°°°
15. “Sempre quero vencer, mesmo que seja aos 45 minutos do segundo tempo com um gol de mão. Eu gosto de vitórias de macho!”
°°°
16. “Sempre me comprometi para a luz do Botafogo brilhar de novo. Que ela nos ilumine. Botafogo, eu agradeço por tudo e nós te amamos!”
°°°
17. “Em 1989, peguei o avião e vim para o Rio de Janeiro com todos me dizendo que eu era maluco. Aquilo começou a me dar forças. Cada um que me desafiava, me deixava mais forte!”
°°°
18. “Não me considero injustiçado. Perde quem não me contrata. A vida continua. Tenho sede de ser campeão!”
°°°
19. “Há um preconceito contra a idade, contra os mais velhos. Não me contratem pelo que eu fiz. Guardo com carinho o que fiz. Está feito. Eu digo que me contratem pelo que posso fazer!”
°°°
20. “Está lá o que eu queria ver escrito no placar do Maracanã: Botafogo campeão invicto de 1989!” - (Estas foram as primeiras palavras de Valdir Espinosa, comemorando o título daquela edição do Campeonato Carioca, que tirou o Botafogo de uma espera de 21 anos sem títulos)
°°°