![]() |
Ulysses Silveira Guimarães (6 de outubro de 1916 - 12 de outubro de 1992) |
1. “Em política, até raiva é combinada!”
°°°
2. “O segredo da felicidade é fazer do seu dever o seu prazer!”
°°°
3. “Não são os cargos que dão liderança. Os cargos têm um mandato certo. As lideranças, quando são lideranças, permanecem no tempo!”
°°°
4. “A verdade não desaparece quando é eliminada a opinião dos que divergem. A verdade não mereceria esse nome se morresse quando censurada!”
°°°
5. “Quem não se interessa pela política, não se interessa pela vida!”
°°°
6. ““A verdade não tem proprietário exclusivo e infalível!”
°°°
7. “Há momentos em que o homem público tem que decidir, mesmo com risco de sua vida, liberdade, popularidade ou exílio!”
°°°
8. “O poder não corrompe o homem; é o homem que corrompe o poder. O homem é o grande poluidor, da natureza, do próprio homem, do poder. Se o poder fosse corruptor, seria maldito e proscrito, o que acarretaria a anarquia!”
°°°
9. “Sou louco pelo poder, seduzido pelo poder e para isso que eu vivo!”
°°°
10. “Sou velho mas não sou velhaco!”
°°°
11. “Eu como eleições diretas, bebo eleições diretas, durmo eleições diretas. Ainda bem que eleição é palavra feminina!”
°°°
12. “É claro que a política não é o ofício da bagatela, a pragmática da ninharia. Quem cuida de coisas pequenas, acaba anão!”
°°°
13. “O inimigo mortal do homem é a miséria. Mais miserável do que os miseráveis, é a sociedade que não acaba com a miséria!”
°°°
14. “Não se pode fazer política com o fígado, conservando o rancor e ressentimentos na geladeira. A Pátria não é capanga de idiossincrasias pessoais. É indecoroso fazer política uterina, em benefício de filhos, irmãos e cunhados. O bom político costuma ser mau parente!”
°°°
15. “A impaciência é uma das faces da estupidez!”
°°°
16. “Traidor da Constituição é traidor da Pátria. Conhecemos o caminho maldito: rasgar a Constituição, trancar as portas do Parlamento!”
°°°
17. “Em política, estar com a rua não é o mesmo que estar na rua!”
°°°
18. “Não roubar, não deixar roubar, por na cadeia quem roube, eis o primeiro mandamento da moral pública!”
°°°
19. “Eu tenho ódio e nojo à ditadura!”
°°°
20. “Sarney é uma tatuagem que eu trago e que, por mais que lave e tente removê-la, mais fica viçosa!” - (Referindo-se a José Ribamar Ferreira de Araújo Costa, conhecido como: José Sarney, 31º Presidente do Brasil de 1985 a 1990, com a morte de Tancredo de Almeida Neves, de quem era vice)
°°°