quarta-feira, 9 de outubro de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — José do Patrocínio

José Carlos do Patrocínio
 (9 de outubro de 1853 - 29 de janeiro de 1905)

1. “Tenho as dores de muitos em mim!”
°°°
2. “O grande negro abre a boca para falar. A barba treme-lhe, hirsuta, mas nenhum som lhe sai dos lábios grossos. Os olhos enchem-se de lágrimas!”
°°°
3. “Quando eu nasci, meu pai batia sola, minha mana pisava milho no pilão, Para o angu das manhãs. Portanto eu venho da massa, eu sou um trabalhador!”
°°°
4. “Um jato de sangue jorra de sua boca. O Tigre da Abolição, pobre e desamparado, morre endividado!” 
°°°
5. “É melhor não esperar muito para morrer de alegria!”
°°°
6. “Bastaram o atrito da imprensa e o calor da palavra para limar e fundir os grilhões de três séculos de cativeiro!” 
°°°
7. “Moviam-se os lábios, por detrás do livro aberto, em conversas rápidas!”
°°°
8. “Até os hipócritas confessos ou os desgraçados sabem chorar!”
°°°
9. “Um homem de bem às direitas; se alguns erros cometeu, o último ato de sua vida paga-os de sobra!”
°°°
10. “Não tenho a leveza constatável, apreciável e saboreável, como são as frutas leves da estação!” 
°°°
11. “O Brasil fecha-se a triste história dos tempos bárbaros da nossa terra. Não é possível imaginar de um lance de pensamento o que será todo esse iluminado futuro, não obstante o presente fornecer-nos o esboço do que ele será nos largos traços dos acontecimentos que nos surpreendam!”
°°°
12. “O povo se arreceia dos primeiros fenômenos resultantes da revolução social que se está operando, sejam perturbações da ordem, de abandono do trabalho, mas desassombrem os espíritos!”
°°°
13. “Só a verdade purifica a sua consciência na hora de comparecer perante Deus!”
°°°
14. “O patriotismo e o amor da ordem saem do cativeiro para cooperar na obra do bem-estar geral, tanto que se iniciam na vida cedendo em favor da produção uma parte dos direitos da sua liberdade!”
°°°
15. “Em nossa pátria o interesse se colocará diante da justiça, a rebeldia diante da razão!”
°°°
16. “Quando extinta a recordação do cativeiro, cada cidadão deve entender que ele é tanto maior, devendo respeitar o direto de outrem, também o seu direto, e o direito de todos!”
°°°
17. “Em vez de guerra fratricida, paz patriarcal; em vez de estagnação da produção, aumento de riqueza e progresso!” 
°°°
18. “Não tenho pele negra, mas tenho numa pele a alma dos injustiçados, aviltados, depreciados, desmerecidos e sofridos, dentro de mim!” 
°°°
19. “Fala-se na organização de uma sociedade protetora dos animais. Tenho pelos animais um respeito egípcio. Penso que eles têm alma, ainda que rudimentar, e que têm conscientemente revoltas contra a injustiça humana!” 
°°°
20. “Tigre do abolicionismo, pobre e desamparado, morria, imerso em dívidas e mergulhado  no esquecimento!”
°°°
* José do Patrocínio foi um dos fundadores da ABL - Academia Brasileira de Letras, cadeira 21 (Patrono: Joaquim Serra).

Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL