domingo, 27 de outubro de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — Graciliano Ramos

Graciliano Ramos de Oliveira
(27 de outubro de 1892 - 20 de março de 1953)

1. “Escolher marido por dinheiro. Que miséria! Não há pior espécie de prostituição!”
°°°
2. “Quando se quer bem a uma pessoa a presença dela conforta. Só a presença, não é necessário mais nada!”
°°°
3. “Queria endurecer o coração, eliminar o passado, fazer com ele o que faço quando emendo um período, riscar, engrossar os riscos e transformá-los em borrões, suprimir todas as letras, não deixar vestígio de idéias obliteradas!”
°°°
4. “O processo que adoto na escrita: extraio dos acontecimentos algumas parcelas; o resto é bagaço!”
°°°
5. “Comovo-me em excesso, por natureza e por ofício!”
°°°
6. “Acho medonho alguém viver sem paixões!”
°°°
7. “Quem escreve deve ter todo o cuidado para a coisa não sair molhada. Da página que foi escrita não deve pingar nenhuma palavra, a não ser as desnecessárias. É como pano lavado que se estira no varal!”
°°°
8. “Só posso escrever o que sou. E se os personagens se comportam de modos diferentes, é porque não sou um só!”
°°°
9. “Certos lugares que me davam prazer tornaram-se odiosos. Passo diante de uma livraria, olho com desgosto as vitrinas, tenho a impressão de que se acham ali pessoas, exibindo títulos e preços nos rostos, vendendo-se. É uma espécie de prostituição!”
°°°
10. “Se a igualdade entre os homens, que busco e desejo, for o desrespeito ao ser humano, fugirei dela!”
°°°
11. “Não há talento que resista à ignorância da língua!”
°°°
12. “Nunca presto atenção nas coisas, não sei para que diabo quero olhos? Trancado num quarto, sapecando as pestanas em cima de um livro, como sou vaidoso, como sou besta!”
°°°
13. “Só conseguimos deitar no papel os nossos sentimentos, a nossa vida!”
°°°
14. “Passo os meus dias espiando o movimento das pessoas, tentando adivinhar coisas incompreensíveis!”
°°°
15. “Escrevi coisas boas que me trouxeram prejuízos; escrevi coisas ruins que me deram lucro!
°°°
16. “Não há nada mais precário que a justiça!”
°°°
17. “Mas é bom um cidadão pensar que tem influência no governo, embora não tenha nenhuma. Eu cultivo a ilusão!”
°°°
18. “Salvo raríssimas exceções, os modernistas brasileiros eram uns cabotinos, que confundiam o ambiente literário do país com a ‘Academia de Letras’, traçando linhas divisórias rígidas... Arbitrárias, entre o bom e o mau. E querendo destruir tudo que ficara para trás, condenaram, por ignorância ou safadeza, muita coisa que merecia ser salva!”
°°°
19. “Possuímos, segundo dizem os entendidos, três poderes: o Executivo, que é o dono da casa, o Legislativo e o Judiciário, domésticos, moços de recados; gente assalariada para o patrão fazer figura e deitar empáfia diante das visitas. Resta ainda um quarto poder, coisa vaga, imponderável, mas que é tacitamente considerado o sumário dos outros três. Aí está o rombo na Constituição quando ela for revista, metendo-se nela a figura interessante do chefe político, que é a única força de verdade. O resto é lorota!”
°°°
20. “Os escritores brasileiros, e falo dos ficcionistas de agora e mesmo os do passado, podem no meu entender ser divididos em duas categorias: os que têm uma ‘maneira’ de escrever, e são poucos, e os que têm ‘jeito’, que são alguns mais numerosos. O resto é porcaria!”
°°°
* Graciliano Ramos não pertenceu à ABL - Academia Brasileira de Letras, por não concordar em se inscrever como requisito para pleitear sua eleição, mesmo sendo convidado pela totalidade dos acadêmicos.


Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL