quarta-feira, 23 de outubro de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — Domício da Gama

Domício Afonso Forneiro — Domício da Gama
(23 de outubro de 1862 - 8 de novembro de 1925)


1. “Não se desconsole, mãe, que ainda hei de voltar!”
°°°
2. “A miséria nem mesmo era trágica, porque não exclamava, não havia luta nem indagação!”
°°°
3. “Eu sorri, você sorriu, quando o mundo ainda era pequeno!”
°°°
4. “Uma pobre inteligência é a sua loucura!”
°°°
5. “O terror invencível do desconhecido nos impede de procurar a nós mesmos!” 
°°°
6. “Os olhos esgazeados já pareciam olhar do fundo da sepultura!”
°°° 
7. “O suficiente continha intacto todo o encantamento que te mantinha ali, ao meu lado!” 
°°°
8. “Vinha de tão longe a cantiga do mineiro da serra. Vinha antes das suas tristezas!”
°°°
9. “Somos serenos, puros, estamos longe da multidão, longe do tempo, do rio que passava e nós permanecíamos!” 
°°°
10. “Se desinteressar de tudo o que ocupa as vidas mais humildes, desprender-se por uma inatenção absoluta dos fatos que podem servir de marca aos dias, perder a noção do tempo, perder as suas afeições menores, enclausurar-se, absorver-se no seu único sentimento transformado em culto, é de endoidecer!”
°°°
11. “Quando tornei a mim estava sozinho no meio da noite escura!” 
°°°
12. “Navegar é dar ordem de partir, apesar da tempestade no seu auge!” 
°°°
13. “Pensar na guerra é chegar ao fim!” 
°°°
14. “Falando baixo temos umas inflexões escuras, vindas mais de dentro, com o tom reflexivo de quem pensa em voz alta!” 
°°°
15. “Na perturbação da emoção profunda todas as ideias me confundiram e o desvario completo entrou-me na mente!”
°°°
16. “Voltar a levantar a casa arruinada, o ninho velho de onde a má sorte os enxotara, agora os fará refazer a vida antiga!”
°°°
17. “O sol de fogo retorcia a folha das árvores e fazia ferver os miolos!”
°°°
18. “A força da ideia fixa vence a timidez natural e tira todos os escrúpulos e receios que podem deter no cumprimento do meu fadário!”
°°°
19. “Às vezes, caminho horas ao longo da praia, vacilando sobre a areia branca e infirme que entontece, cantando ao mar em fúria a canção monotonamente sublime da minha pena sem fim!”
°°°
20. “Quem me encontrava pelos desertos, longe de todo o amparo, às horas tristes do dia, pensava logo com piedade na solidão da minha alma!”
°°° 
* Domício da Gama foi um dos fundadores da ABL - Academia Brasileira de Letras, cadeira 33 (Patrono: Raul Pompeia).

Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL