![]() |
João Maurício Wanderley [Barão de Cotegipe] (23 de outubro de 1815 - 13 de fevereiro de 1889) |
1. “Educação para os mais capazes, títulos de nobreza para os mais competentes e trabalho para todos, eis o essencial!”
°°°
2. “Quanto ao Império: devemos sempre criticar, condenar e reclamar!”
°°°
3. “A guerra foi travada em todos os lugares com a liberdade possível e a autoridade necessária, mas a abolição é uma guerra ilegítima!”
°°°
4. “Os abolicionistas aguardam apenas a realização de condições convenientes para que o remédio não seja pior que sofrer do mal que pretendem curar!”
°°°
5. “A autoridade que cria a ordem que condiciona a liberdade tomada de forma vaga, absoluta e desligada de todas as restrições sociais, é uma liberdade hipócrita ao ponto dos paroxismos da anarquia!”
°°°
6. “As discussões revelaram o erro, mas não esclareceram o problema; já nem sabemos o que significa abolicionismo!”
°°°
7. “O grau de liberdade efetiva depende da capacidade dos cidadãos ou da concessão magnânima do Império?”
°°°
8. “O pior é pensar que qualquer pessoa pode alcançar a liberdade da escravidão com qualquer ordem!”
°°°
9. “Os homens de bem, quanto mais se unem, quanto mais se negam!”
°°°
10. “O esforço coletivo da grei deve estar sujeito ao desgaste do tempo, dos nomes e das obras!”
°°°
11. “Ensinem o trabalho aos seus filhos, ensinem o recato às suas filhas, ensinem virtudes a todos. E se você não pode torná-los santos, pelo menos faça deles cristãos!”
°°°
12. “Não se pode ser monarquista e republicano; não se pode ser Católico e ateu. Portanto, deve-se concluir que as oposições não poderiam em caso algum constituir uma alternativa e que a sua vitória impossível deve significar, aos olhos daqueles que intervieram, cair no caos, abrindo um novo capítulo de desordem nacional!”
°°°
13. “A literatura perde o que a paz mundial eventualmente ganhará!”
°°°
14. “Devemos gritar a verdade tão alto, dar tanta importância à verdade, que os surdos a ouçam e os próprios cegos a vejam!”
°°°
15. “É natural que alguns homens educados para lutar puramente com base na sua própria agitação e na das suas forças não tenham revelado compreensão nem dado sinais de adaptação às novas regras abolicionistas!”
°°°
16. “Nada se pode fazer livremente, a vida que se quer, viva e real, que, comparando passado e presente, olha com alguma desconfiança para o zelo destes apóstolos da liberdade futura!”
°°°
17. “Através de uma organização adequada, cada ideia construtiva, cada desacordo fundado, cada reclamação justa tem a máxima possibilidade de ser ouvida, considerada e atendida no julgamento independente que só o interesse coletivo ilumina e aquece!”
°°°
18. “À parte dos Imperialistas, que pela sua especial importância e responsabilidades na condução do povo, têm sempre um lugar de destaque na História, todos os outros que de uma forma ou de outra colaboram devem submeter-se a eles!”
°°°
19. “Sei muito bem o que quero e quero que a Princesa Isabel tome tento!” - (Referindo-se à Princesa Imperial Regente, Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bourbon-Duas Sicílias e Bragança, apelidada: ‘a Redentor’, filha do Imperador Pedro II do Brasil e de sua esposa, a Imperatriz Teresa Cristina dos Duas Sicílias. Isabel ficou famosas por ter assinado a Lei Áurea, oficialmente Lei nº: 3 353, de 13 de maio de 1888, que extinguiu a escravidão no Brasil)*
°°°
20. “Princesa Isabel: vossa alteza acaba de libertar uma raça e perder um trono!” - (*)
°°°