![]() |
Edgard Roquette-Pinto (25 de setembro de 1884 - 18 de outubro de 1954) |
1. “Creio que no estado de inquietação do mundo moderno só há um meio de manter a ordem material: é garantir a mais ampla, absoluta e definitiva liberdade espiritual!”
°°°
2. “A ciência quase não existia para os homens de letras, ou, às vezes, existe demais!”
°°°
3. “Um povo não perde os seus mais fortes determinantes se recebe, aceita e pratica a pintura e a música de outra origem. Mas dificilmente adotará literatura estranha, sem perda de alguns dos seus valores!”
°°°
4. “Houve tempo em que se acreditava que a verdade repelia a beleza ou, pelo menos, dela não precisava!”
°°°
5. “Creio que a ordem material deve ser mantida, mormente no interesse das mulheres, que são a melhor parte de todas as pátrias, e das crianças, que são a pátria do futuro!”
°°°
6. “Ao lado das grandes forças egoístas que vivem no coração dos homens, jazem ali tesouros imensos de altruísmo e fraternidade que a vida em comum há de fazer desabrochar cada vez mais!”
°°°
7. “Embora servido por muitos rimadores medíocres e escritores de modestos recursos, o impulso nacional literário ganhou alento!”
°°°
8. “Só existe um meio de evitar perturbação e desgraças: resolver tudo à luz do altruísmo e, principalmente, da fraternidade!”
°°°
9. “Bravos brasileiros, tinham o corpo tatuado a bala e a faca!”
°°°
10. “Pensar deve ser livre como é respirar!”
°°°
11. “Creio que, sendo muito difícil conciliar os interesses da Ordem com os do Progresso, muitas vezes antagônicos!”
°°°
12. “Dois preconceitos hão de ruir com os destroços daquele cataclismo humano: o preconceito da raça e o preconceito da força!”
°°°
13. “O gaúcho tem a iniciativa, o ímpeto fogoso, o ardor vibrante!”
°°°
14. “A nobre missão dos intelectuais mormente professores é o ensino e a cultura dos proletários, preparando-os para quando chegar a sua hora!”
°°°
15. “As raças distinguem-se por caracteres somáticos: são unidades biológicas. Os povos, ao contrário, caracterizam-se por elementos sociológicos!”
°°°
16. “O sertanejo resultou de complexa mestiçagem; seu tipo sublimou-se numa completa adaptação às condições ecológicas: ele é um forte; representa um verdadeiro tipo de raça brasileira!”
°°°
17. “A ciência, a arte e a indústria hão de transformar a Terra no Paraíso que os nossos avós colocavam no outro mundo!”
°°°
18. “Vivendo à margem das agitações políticas de toda espécie, engolfado com vivo entusiasmo na obra de educar o meu povo, por todos os meios ao meu alcance, até hoje não falei, para não aumentar o coro dos inquietos!”
°°°
19. “Mesmo na raça branca há tipos destinados à servidão!”
°°°
20. “‘Os Sertões’ é o grande livro do Brasil porque ele soube, ali, indicar à elite dos seus compatriotas, com a verdade de uma fórmula imponente, as feições mais características do país!” - (Referindo-se a principal obra de 1902, do escritor e jornalista brasileiro Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha)
°°°
* Roquette-Pinto foi membro da ABL - Academia Brasileira de Letras, cadeira 17 (Patrono: Hipólito da Costa - Fundador: Sílvio Romero).