![]() |
Gustavo Kuerten — Guga (10 de setembro de 1976) |
1. “Cada dia a gente tem sonhos novos. Quanto mais você conquista as coisas, vai sonhando mais!”
°°°
2. “Fui o número 1, mas não vivi como tal. Segui curtindo como um cara normal. Sabia que dali a pouco viria outro. Um dia ia acabar!”
°°°
3. “O sentimento de compartilhar a vida de outros atletas é uma coisa abstrata, mas bem legal. Em grupo, a vitória parece ser maior, e a derrota, mais dolorida!”
°°°
4. “Essas dualidades da vida são interessantes porque trazem alguma lembrança, uma vivência!”
°°°
5. “Tem uns 14 anos que sinto dores sem parar, um dia atrás do outro!”
°°°
6. “Se precisar jogar sem camisa e pintar a bandeira do Brasil no peito, não tem problema!”
°°°
7. “O que me conforta bastante é a sensação de dever cumprido. Eu me entreguei para o esporte de corpo e alma. Fiz tudo que podia e ele me devolveu ainda mais!”
°°°
8. “Eu acho que no esporte todo mundo paga um pouco a conta!”
°°°
9. “O tênis sempre me proporcionou muito mais do que eu esperei. E agora eu pretendo retribuir ao tênis tudo que ele trouxe a minha vida!”
°°°
10. “Quando era criança e comecei a jogar tênis, jamais imaginei que poderia ganhar um título de Grand Slam, chegar a Master e, muito menos, sair da competição como o número 1!”
°°°
11. “Sonho em estar feliz sempre, com muita saúde para todos e de estar sempre curtindo as coisas que faço!”
°°°
12. “Quando era pequeno o meu treinador sempre brigava comigo por que eu era muito bonzinho na hora do jogo. Aos poucos fui aprendendo a lidar com isso e separo bem as coisas!”
°°°
13. “Se no final do ano eu não estiver entre os 120 melhores do mundo, pego a minha prancha e vou surfar!”
°°°
14. “Somos escravos da tecnologia. Ninguém vê, ninguém percebe, ninguém sente. Tenho um milhão de seguidores nas Redes Sociais, mas sem ninguém presente!”
°°°
15. “Enquanto sentir vontade de competir, buscar desafios e correr atrás de torneios, vou jogar!”
°°°
16. “Vamos pegar a raquete e jogar tênis, sempre com alegria e curtição. Se não for o tênis, que seja qualquer outro esporte, mas com prazer. A competição vem depois!”
°°°
17. “Acho fundamental incentivar as crianças desde cedo a praticar esportes, não só por uma questão de saúde, mas também pelo desenvolvimento do raciocínio, da aprendizagem. O esporte também é essencial para a educação!”
°°°
18. “Sempre quando eu tiver ao lado da quadra vai dar saudade. E isso que eu acho bom porque prova que o que eu vivi foi de verdade!”
°°°
19. “Nas minhas primeiras raquetadas, em Florianópolis, eu era um garoto desengonçado, meio sem jeito para o esporte; precisei sair para o mundo para arriscar a sorte!”
°°°
20. “O Gui foi uma inspiração e demonstrou uma superação enorme. Ele trazia união, força extra para a família. Antes, em Floripa, existia muito preconceito em relação a pessoas com deficiência e hoje é diferente. Tenho certeza de que o Gui ajudou a mudar isso, a romper barreiras, porque a gente sempre o levava aos lugares. Era um cara que, sem conseguir falar, ensinou tanto!” - (Referindo-se ao irmão Guilherme Kuerten, falecido em 2007, aos 28 anos. O rapaz tinha paralisia cerebral)
°°°