sexta-feira, 30 de agosto de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — João Manuel Pereira da Silva

João Manuel Pereira da Silva — J. M. Pereira da Silva
(30 de agosto de 1817 - 16 de junho de 1898)

1. “Se for mentir, que minta de verdade!”
°°°
2. “Como não se adoçar dos costumes e dos hábitos?”
°°°
3. “O poder da palavra e da religião, são forças imensas, e a ela curvam-se todos!”
°°°
4. “Para os índios os jesuítas eram os médicos do corpo e da alma!”
°°°
5. “O começo da civilização no Brasil, a instrução que principiou o povo da colônia a receber, as luzes que se foram derramando, os primeiros estímulos de literatura, tudo é devido aos cuidados dos missionários jesuítas!” 
°°°
6. “Os claustros, movidos por sentimentos de religião, começaram a mandar para o Brasil religiosos missionários, com o fim de catequizarem os selvagens e estabelecerem escolas na nova colônia!”
°°° 
7. “Fundaram cidades nas melhores enseadas e costas; aqui elevaram o Rio de Janeiro, acolá Bahia de Todos os Santos e Porto Seguro, ali Belém do Pará, e São Luís do Maranhão, e ao pé do Cabo de Santo Agostinho a bela Recife!” 
°°°
8. “Os atores do drama, que não eram cômicos de profissão, mas sim particulares, a que damos o título de amadores, falavam em seu próprio nome, e se acusavam de seus próprios erros!”
°°°
9. “O domínio dos jesuítas era extenso, e poderosa sua influência, porque ela fundava seu poderio no coração, sua base no agradecimento, e seu principal núcleo na dependência material e espiritual!” 
°°°
10. “O século XVI decorreu e findou, por entre a luta dos portugueses com os selvagens, e a catequização destes pelos esforços dos religiosos missionários, únicos a quem eles cuidadosamente atendiam, fiel e respeitosamente obedeciam!”
°°°
11. “Tão generosos sacerdotes, tão zelosos padres, dignos da nossa gratidão e respeito, verdadeiros intérpretes do seu divino mestre, pobres e miseráveis, não tinham receio de se expor por entre os selvagens, a fim de os catequizar e instruir!” 
°°°
12. “Na colonização uma e outra coisa eram precisas: a perícia das armas e a audácia dos invasores!” 
°°°
13. “Também a religião, a verdadeira e profunda religião animava ainda aqueles Portugueses: os conventos estavam cheios de frades e religiosos, que na vida solitária e pacífica do claustro procuravam independência e liberdade; os conventos eram numerosos em Portugal!” 
°°°
14. “Eram continuadas emigrações que deixavam a mãe pátria, e vinham habitar o novo país, do qual tantos elogios se diziam, e onde se divulgava ser fácil ganhar a vida, entesourar ouro e prata!” 
°°°
15. “Entre os religiosos, os jesuítas foram os que mais se esmeraram. Vieram muitos como missionários para o Brasil, espalharam-se por entre o povo, e por entre os selvagens; instruíam a uns nos mistérios da Religião Católica Apostólica Romana!”
°°°
16. “O século décimo sexto decorreu por entre os primeiros trabalhos de colonização!”
°°°
17. “A pobreza era grande em Portugal, e a população superior ao que podia conter e manter o território, por mais fértil que fosse!”
°°°
18. “Abria-se com a espada o caminho das brenhas, atravessavam-se com a lança as alcantiladas montanhas, venciam-se à força as torrentes e caudalosos rios!”
°°°
19. “Os portugueses, que eram então o povo mais heroico e cavalheiresco da Europa, começaram a colonizar o Brasil!”
°°°
20. “A primeira escola de gramática estabelecida no Brasil foi criada na cidade da Bahia, no ano de 1543. Aos jesuítas se deve ela!”
°°° 
* João Manoel Pereira da Silva foi um dos fundadores da ABL - Academia Brasileira de Letras, cadeira 34 (Patrono: Sousa Caldas).

Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL