Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bourbon-Duas Sicílias e Bragança —Princesa Isabel (29 de julho de 1846 - 14 de novembro de 1921) |
1. “Se mil outros tronos eu tivesse, mil tronos eu perderia para por fim à escravidão!”
°°°
2. “Mas não fiquemos mais no passado, pois o futuro nos será promissor!”
°°°
3. “A escola não te ensina tudo, mas quase tudo ela te ensina!”
°°°
4. “Se os republicanos e escravocratas nos permitirem sonhar mais um pouco, as mudanças que tenho em mente, vão além da libertação dos cativos. Quero agora dedicar-me a libertar as mulheres dos grilhões do cativeiro doméstico!”
°°°
5. “A abolição da escravatura no Brasil se faz uma necessária e tardia realidade. Acabo de sancionar a lei da extinção da escravidão!” — [13 de maio de 1888]
°°°
6. “As evoluções aéreas fazem-me recordar o voo dos nossos grandes pássaros do Brasil. Oxalá que seja para a glória de nossa querida pátria!”
°°°
7. “Papai é um entusiasta da educação. Ele está certo, porque, enquanto a escola instrui é a família que educa!”
°°°
8. “A instrução pública continua a merecer do governo a maior solicitude. Foram criadas no município da corte escolas de segundo grau, e as normais, destinadas a preparar professores para o ensino primário de ambos os sexos!”
°°°
9. “Construindo mais escolas e qualificando as já existentes, a delinquência será exponencialmente menor!”
°°°
10. “Mulheres diferem pouco dos escravos. Homens são sempre preparados para liderar. Já, mulheres e escravos são preparados somente para servir. É chegada a hora da abolição dos cativos e do sufrágio para as mulheres!”
°°°
11. “A instrução pública não deve somente coadjuvar, pois é um grande elemento de ensino da civilização!”
°°°
12. “Não necessito ter eternizada a minha imagem no alto do Morro do Corcovado. Que então se levante um monumento com a imagem do filho de Deus, de braços estendidos, porém, livre... Sem o peso da cruz!”
°°°
13. “Ser princesa imperial me lembra o tempo inteiro, que o mundo não foi feito para ser governado por mulheres... Mas é preciso que assim seja!”
°°°
14. “A escravidão não é uma má intensão, é sempre comungar com o erro!”
°°°
15. “Os frutos da educação são doces, mas quando estão maduros, mesmo em raízes amargas!”
°°°
16. “Tornar homens negros e mulheres negras em escravos, nada mais é que um ato de desumanidade, que os privam de sequer saber o motivo de porque são escravizados!”
°°°
17. “Até o amor é abolicionista. Uma pessoa não pode pertencer a outra!”
°°°
18. “Não preparei somente o meu coração para ser filha, mulher, esposa e mãe. Sempre entendi bem o que aflige o nossos povo!”
°°°
19. “Os escravos que antes fugiam, a partir de hoje não precisam mais misturar-se na multidão de negros cativos, pois agora estão todos libertos!” — [13 de maio de 1888]
°°°
20. “Se a mulher pode reinar também pode votar!”
°°°