quinta-feira, 16 de maio de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — Nílton Santos

Nílton dos Reis Santos 
(16 de maio de 1925 - 27 de novembro de 2013)

1. “Quer conversar sobre futebol? Seja bem-vindo. Mas não fale mal do Botafogo!”
°°°
2. “Ele me deu um baile. Pedi que o contratassem e o pusessem entre os titulares. Eu não queria enfrentá-lo de novo!” - (Se referindo ao jogador Mané Garrincha)
°°°
3. “Não invejo os laterais de hoje pelo dinheiro que ganham, mas pela liberdade que tem para atacar!”
°°°
4. “Eu nunca dei bico na bola. Sempre tratei bem aquela que além de pagar meu salário, me fazia feliz!”
°°°
5. “O melhor que tenho a fazer é agradecer os títulos que me consagraram no Botafogo e na Seleção Brasileira!” 
°°°
6. “Nos dias em que o tempo ficava nublado, os companheiros perguntavam como eu iria me virar!”
°°° 
7. “Na minha época, tinha que atacar com cautela, porque se o time tomasse um gol nas minhas costas, seria condenado à forca!”
°°°
8. “Tinha pelo Mané um amor fraternal, de irmão mais velho!”
°°°
9. “O que eu vi o Garrincha fazer com a bola era coisa de toureiro, não de jogador de futebol!” 
°°°
10. “Minha única cirurgia na vida foi de amígdalas. Nunca machuquei os meniscos porque não dava carrinhos. Sempre joguei de pé!”
°°°
11. “Era hilário ver o desmonte que o Garrincha fazia com os adversários. Eu dormia tranquilo nos dias que antecediam os jogos do Botafogo, porque ele jogava comigo. Já os zagueiros adversários tinham insônia, com medo de enfrentar o Mané!”
°°°
12. “Jogava futebol por prazer e ainda me pagavam por isso!” 
°°°
13. “Gostava de driblar, de fazer gols. Jogar lá atrás era muita responsabilidade. Mesmo assim, fiz onze gols pelo Botafogo e três pela Seleção. Uma deles foi espetacular, na Copa do Mundo de 1958, contra a Áustria, onde eu fui trazendo a bola do campo de defesa e driblando o time adversário inteiro. O técnico Vicente Feola ficou doido. Mas quando fiz o gol, me chamou de gênio!” 
°°°
14. “Eu só vesti duas camisas: a do Botafogo e da Seleção Brasileira e me orgulho disso!” 
°°°
15. “Eu me multiplicava dentro de campo para ajudar nas falhas dos companheiros. Esse é o verdadeiro sentido de uma equipe!”
°°°
16. “Escrevi um livro: ‘Minha Bola, Minha Vida’, porque essa é a mais pura verdade!”
°°°
17. “Garrincha e eu éramos compadres. Eu sinto muita saudade dele!”
°°°
18. “O jornalista Maneco Muller me apelidou de ‘Enciclopédia do Futebol’, por minha qualidade técnica, estilo refinado e conhecimento esportivo. Ele adorava apelidos, tanto que adotou o pseudônimo Jacinto de Thormes, retirado de um personagem de Eça de Queirós!”
°°°
19. “No meu tempo de jogador, lateral que passasse do meio de campo era considerado maluco!”
°°°
20. “O futebol é a brincadeira mais séria que existe!” 
°°° 

Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL