![]() |
Tarcísio Meirelles Padilha (17 de abril de 1928 - 9 de setembro de 2021) |
1. “Com os humildes está a sabedoria!”
°°°
2. “A ciência que mistura razão e espiritualidade aproxima os homens de Deus. Essa é a emoção fundamental que inspira a verdadeira arte e a verdadeira ciência!”
°°°
3. “Ficamos todos à deriva ante a ausência de valores e o abandono de tradições sedimentadas nos longos percursos vividos!”
°°°
4. “A perplexidade epistemológica vigente favoreceu o fortalecimento das artes, das letras e da espiritualidade. E há quem pressinta no ar uma insinuante sedução da irracionalidade!”
°°°
5. “Onde se situa a razão num quadro tão caótico? É preciso sublinhar que a robusta presença da razão parece marcar o homem de sorte a discerni-lo dos demais seres da multifária realidade do mundo em que vivemos!”
°°°
6. “A realidade impõe obstáculos às exigências da geometria do espírito e alinha seus obstáculos de forma sutil ou mesmo ostensiva!”
°°°
7. “O mais inquietante é ainda o processo segundo o qual o racionalismo e o irracionalismo se travam identicamente numa convertibilidade recíproca, de que não somente eles não encontram saída, mas nem querem encontrá-la!”
°°°
8. “Criticar a razão implica a necessidade de explicar o seu significado. Discurso racional extremo e oração impossível são criticados!”
°°°
9. “A vontade do povo brasileiro é promover a abertura política!”
°°°
10. “O povo não lê nada. O povo trabalha seis dias por semana!”
°°°
11. “Justiça social? Ainda mantemos diálogos na sombra com bispos e militares, torturando as pessoas!”
°°°
12. “Devemos saudar, com muita esperança, aqueles que chegam à Academia, rodeados de tanta admiração, não podemos deixar de proclamar o quanto sofremos a perda de um amigo que já não está aqui!”
°°°
13. “As três pessoas mais ricas do mundo possuem uma fortuna superior à soma dos produtos internos brutos dos quarenta e oito países mais pobres, equivalente a um quarto da totalidade dos Estados do mundo!’”
°°°
14. “O mútuo respeito se impõe a fim de que não nos emaranhemos nos fios viscosos, propensos a privilegiar as ideologias do que a nortear objetivamente o pensamento!”
°°°
15. “Há que discernir o irracionalismo da irracionalidade!”
°°°
16. “O homem passou a orgulhar-se de sua inventiva. Assim, emergiu com vigor uma era revolucionária na área das comunicações, tornando obsoleto tudo aquilo que vigia até a primeira metade do século vinte!”
°°°
17. “A intersubjetividade é condição de possibilidade para o autoconhecimento e para o reconhecimento da outra subjetividade que participa decisivamente da construção do nosso eu!”
°°°
18. “O Brasil vai bem, mas o povo nem tanto!”
°°°
19. “Filhos é a esperança de darmos ao mundo homens cordais!”
°°°
20. “A característica da filosofia é levar-nos de volta à fonte móvel do nosso ser!”
°°°
* Tarcísio Meirelles Padilha foi membro da ABL - Academia Brasileira de Letras, cadeira 2 (Patrono: Álvares de Azevedo - Fundador: Coelho Netto).