sexta-feira, 12 de abril de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — Raul Pompéia

Raul Pompéia
(12 de abril de 1863 - 25 de dezembro de 1895)

1. “Nenhum mestre é mau para o bom discípulo!”
°°°
2. “A opinião é um adversário infernal que conta com a cumplicidade, enfim, da própria vítima!”
°°°
3. “Tudo ameaça os indefesos!”
°°°
4. “O vácuo habitava-me dentro!”
°°°
5. “Não é a preguiça o inimigo, é a imoralidade!”
°°°
6. “Nunca percebi tanto a espiritualidade imponderável da alma!”
°°°
7. “Depois que sacudi fora a tranca dos ideais ingênuos, sentia-me vazio de ânimo!
°°° 
8. “A obra de arte do amor é a prole; o instrumento é o desejo!”
°°°
9. “Lembramo-nos, entretanto, com saudade hipócrita, dos felizes tempos, como se a mesma incerteza de hoje!” 
°°°
10. “Vem de longe as decepções que nos ultrajam!”
°°°
11. “Onde meter a máquina dos meus ideais naquele mundo de brutalidade, que me intimidava com os obscuros detalhes e as perspectivas informes?” 
°°°
12. “O programa das ambições tracei, realizei. Tive a meu serviço a inteligência estudiosa do Ocidente!”
°°°
13. “As evoluções da vontade sabem extrair de qualquer fato a hermenêutica do determinismo!”
°°°
14. “Quem sabe sair, vai e encontra o mundo!”
°°°
15. “Dinheiro, amor, honraria, sucesso, nada disso me falta. Falta-me tantas outas coisas mais nobres!”
°°°
16. “Sob outro aspecto, não somos perseguidos, nós que perseguimos!” 
°°°
17. “Quando ocorre evolução, dá-se imediatamente uma transformação!” 
°°°
18. “A verdadeira arte, a arte natural, não conhece moralidade!”
°°°
19. “Todo estudante é mais ou menos poeta!”
°°°
20. “A justa proporção do sentimento com a prosódia da frase!”
°°°
* Raul Pompéia foi indicado por Domício da Gama (um dos fundadores da ABL - Academia Brasileira de Letras), como Patrono da cadeira 33.

Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL