![]() |
Tancredo de Almeida Neves (4 de março de 1910 - 21 de abril de 1985) |
1. “Não são os homens, mas as idéias que brigam!”
°°°
2. “Esperteza, quando é muita, come o esperto!”
°°°
3. “Escolher o adversário às vezes é muito mais importante que escolher o aliado!”
°°°
4. “A cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente, em favor da comunidade!”
°°°
5. “O primeiro compromisso de Minas Gerais é com a liberdade!”
°°°
6. “O que existe de ruim no processo autoritário é que ele começa desfigurando as instituições e acaba desfigurando o caráter do cidadão!”
°°°
7. “Mas soada a hora de ação, o mineiro se agita, não teme surpresas e as suas arrancadas conservam a impetuosidade dos fenômenos sísmicos e ele desafia as intempéries, enfrenta o patíbulo, planta instituições, rasga os céus, inova a ciência, aprimora a arte, planta cidades, prega e faz revoluções!”
°°°
8. “As alvoradas da liberdade não surgem como um acontecimento natural. As manhãs da liberdade se fazem com a vigília corajosa dos homens que exorcizam com sua fé!”
°°°
9. “O economismo irritante de um capitalismo insensato implantou o desassossego nas sociedades, acirrou o ódio entre operários e patrões e recrudesceu nestes o egoísmo!”
°°°
10. “Numa negociação muito delicada, não se deve apresentar de uma só vez as condições ou exigências estabelecidas por cada parte!”
°°°
11. “Restaurar a democracia é restaurar a República. É edificar a Nova República, missão que estou recebendo do povo e se transformará em realidade pela força não apenas de um político, mas de todos os cidadãos brasileiros!”
°°°
12. “O processo ditatorial, o processo autoritário, traz consigo o germe da corrupção!”
°°°
13. “Temos construído esta nação com êxitos e dificuldades, mas não há dúvida, para quem saiba examinar a História com isenção, de que o nosso progresso político deveu-se mais à força reivindicadora dos homens do povo do que à consciência das elites!”
°°°
14. “Se Deus não lhe deu a graça da humildade, peça a Ele a da dissimulação e finja que é modesto!”
°°°
15. “Fico mais feliz quando consigo um acordo entre partes contrárias que quando venço um adversário nas urnas!”
°°°
16. “Ser comunista na juventude é aceitável, mas depois de adulto, depois que entende, aí já é ser mau caráter!”
°°°
17. “Então não me conte. Se você, que é o dono do segredo, não consegue guardá-lo, imagine eu que sou mineiro e nada discreto!”
°°°
18. “Cada governo tem a oposição que merece. A um governo duro, intransigente e intolerante corresponde sempre uma oposição apaixonada, veemente e destrutiva!”
°°°
19. “Não vou operar. Morto não toma posse. E sonhei que o Figueiredo passava a faixa para o cavalo dele!” - (Referindo-se a João Baptista Figueiredo, 30º Presidente do Brasil, de 1979 a 1985, e último presidente do período da ditadura militar)
°°°
20. “Eu não merecia isso!” - (Tancredo disse a esposa Risoleta Neves, em seu leito de morte, no dia 21 de abril de 1985, no Hospital do Coração, em São Paulo às 22 horas 23 minutos)
°°°
* Tancredo Neves foi o 1° Presidente da República eleito, em 1985, pelo Colégio Eleitoral, com 480 votos, contra 180 dados a Paulo Maluf (3 de setembro de 1931), para um mandato de 6 anos, após o período da ditadura militar de 20 anos, mas, não foi empossado, pois faleceu. A versão oficial, que consta do laudo médico, é que a morte foi por Diverticulite (Divertículo de Meckel), inflamação que causa obstrução e infecção generalizada, porém, em 2005, os médicos admitiram que o laudo estava incorreto. Quem acabou sendo empossado foi José Sarney (24 de abril de 1930), sendo o 31° Presidente da República de 21 de abril de 1985 a 15 de março de 1990.