sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — Sebastião Salgado

Sebastião Ribeiro Salgado Júnior
(8 de fevereiro de 1944)

1. “Quem não gosta de esperar não pode ser fotógrafo!”
°°°
2. “Quando eu olhei através de uma lente de uma câmera fotográfica pela primeira vez, acabei abandonando todo o resto!”
°°°
3. “É mais importante para um fotógrafo ter sapatos muito bons, do que ter uma câmera muito boa!”
°°°
4. “Minhas fotografias são um vetor entre o que acontece no mundo e as pessoas que não têm como presenciar o que acontece!”
°°°
5. “Eu não quero que as pessoas olhem para as minhas fotos e aprecie a luz e o paladar dos tons. Eu quero que eles olhem para dentro e vejam o que as fotos representam, e o tipo de pessoas que eu fotografo!”
°°°
6. “Somos animais, nascidos da Terra com as outras espécies. Como vivemos em cidades, nos tornamos cada vez mais estúpidos, não mais espertos!” 
°°°
7. “Minha maior esperança através das minhas fotos, é provocar um debate sobre a condição humana do ponto de vista dos povos em êxodo de todo o mundo!”
°°°
8. “Como na vida de qualquer pessoa, tem havido momentos difíceis: eu tenho um filho com Síndrome de Down; através da minha fotografia, testemunhei todos os tipos de degradação humana. Mas também houve momentos muito felizes!”
°°°
9. “A linguagem que a fotografia tem é uma linguagem formal. Qualquer fotógrafo está fazendo algo formal. Se é formal, então deve ser uma maneira estética de se comunicar!”
°°°
10. “Nunca fiz uma selfie, acho que as selfies são muito agressivas!”
°°°
11. “Se você tirar uma foto de um ser humano que não o torna nobre, não há razão para tirar essa foto!”
°°°
12. “Eu tento com minhas fotos levantar uma pergunta, provocar um debate, discutir problemas juntos e criar soluções!”
°°°
13. “Eu tenho uma maneira de fotografar. Você trabalha com espaço, você tem uma câmera, você tem um quadro e, em seguida, uma fração de segundo. É muito instintivo. O que você faz é uma fração de um segundo... Está lá e não está lá!” 
°°°
14. “Eu não acredito que uma pessoa tenha um estilo. O que as pessoas têm é uma maneira de fotografar o que está dentro deles. O que há, sai!”
°°°
15. “Eu não sou uma pessoa religiosa. A linguagem da fotografia é simbólica!”
°°°
16. “Em Gênesis¹, minha câmera permitiu que a natureza falasse comigo. E foi meu privilégio ouvir!”
°°°
17. “A fotografia está cheia de simbolismo, é uma linguagem simbólica. Você tem que ser capaz de materializar todos os seus pensamentos em uma única imagem!”
°°°
18. “Para mim, a arte é um conceito tão amplo, que qualquer coisa pode ser arte!”
°°°
19. “Eu não sou um artista. Um artista faz um objeto. Eu não faço um objeto, eu trabalho na história, sou um contador de histórias!”
°°°
20. “No final, a única herança que temos é o nosso planeta, e decidi ir para os lugares mais intocados do planeta e fotografá-los da maneira mais honesta. Eu sei, com o meu ponto de vista, e claro que é em preto e branco, porque é a única coisa que eu sei como fazer!”
°°°
¹ Gênesis (2013), é um livro que reúne imagens do fotógrafo Sebastião Salgado, qual é apontado pelo autor como uma busca pela origem da vida e os paraísos terrestres e seus agrupamentos humanos que vivem como nos tempos primitivos.


Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL