sábado, 19 de janeiro de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — Paul Cézanne

Paul Cézanne
(19 de janeiro de 1839 - 22 de outubro de 1906)

1. “Não se trata de pintar a vida, trata-se de fazer viva a pintura!”
°°°
2. “A cor é o lugar onde nosso cérebro e o universo se encontram!” 
°°°
3. “A arte é uma harmonia paralela à natureza!”
°°°
4. “A consciência da nossa própria força faz-nos modestos!”
°°°
5. “Pintar a natureza não é copiar um objeto, é realizar uma sensação. Desenhar a natureza é harmonizar-se com o mundo!” 
°°°
6. Na minha opinião, ninguém se coloca no lugar do passado, apenas adiciona um novo elo!”
°°°
7. “Quando a cor tem a maior riqueza, a forma atinge a plenitude!” 
°°°
8. “Se houver a menor distração, o menor obstáculo, sobretudo se eu interpretar demais um dia, se hoje me deixo levar por uma teoria que contradiz a de ontem, se penso enquanto pinto, se me intrometo, tudo desmorona!”
°°°
9. “O olho que Monet possui para a pintura é prodigioso. Eu tiro o meu chapéu para ele!” - (Claude Monet, é considerado o mais célebre pintor francês do impressionismo)
°°°
10. “A natureza como se vê e a natureza como se sente, é a natureza que está aí nas planícies verdes. E a natureza que está aqui viva dentro de mim, ambas fundem-se para perdurar, para viver aquela vida, meio humana e meio divina, que é a vida da arte ou, se quiserem, a vida de Deus. A paisagem é refletida, humanizada, racionalizada dentro de mim. Eu a objetivo, projeto e fixo nas minhas telas!”
°°°
11. “Você pode fazer coisas na superfície, mas indo fundo, você automaticamente vai para a verdade. Você sente uma necessidade saudável de ser verdadeiro. Você prefere despir sua tela do que inventar ou imaginar um detalhe!”
°°°
12. “A melhor solução que o pintor encontra, é a simplicidade. Sendo direto, todo o resto é apenas um jogo, apenas construir castelos no Céu. Basicamente, não penso em nada quando pinto. Eu vejo cores. Esforço-me com alegria para transmiti-las à minha tela tal como as vejo!” 
°°°
13. Quando uma pintura não é realizada da maneira desejada, eu a jogo no fogo e começo outra!”
°°°
14. “Foi necessária uma revolução para redescobrir a natureza nas artes plásticas; para pintar uma praia e suas ondas; os escombros romanos; as cenas de florestas... E como foi miseravelmente lenta essa retomada, quantas etapas tivemos de percorrer!”
°°°
15. “Pinto porque vejo, porque sinto. Tenho fortes sensações. Também você sente e vê como eu, mas não se atreve!”
°°°
16. “O prisma é nosso primeiro passo em direção a Deus, nossas sete bem-aventuranças!”
°°°
17. “Você não pode pedir a um homem que fale sensatamente sobre a arte da pintura se ele simplesmente não souber nada sobre isso!” 
°°°
18. “Tudo o que olhamos se dispersa e desaparece. A natureza é sempre a mesma, mas sua aparência está sempre mudando!”
°°°
19. “Quando eu preciso julgar uma arte, eu levo minhas pinturas e as deixo próximas a um objeto feito por Deus, como uma árvore ou uma flor. Se os dois lados combatem, elas não são arte!”
°°°
20. “Como pintor, começo a ver com mais clareza como trabalhar a partir da natureza. Mas ainda não consigo fazer justiça à intensidade que se desenrola diante dos meus olhos!”
°°°

Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL