Juliano Moreira (6 de janeiro de 1873 - 2 de maio de 1933) |
1. “Não se esqueça de que os doentes da mente merecem o mesmo trato dado às musas!”
°°°
2. “Em todas as ciências de observação, de quando em quando é preciso dar um balanço das aquisições feitas no caminho percorrido!”
°°°
3. “Eu explorei incansavelmente a sifilografia e a parasitologia!”
°°°
4. “Eu fui o fundador da disciplina psiquiátrica no Brasil!”
°°°
5. “Acreditem se quiser: em 1886 ingressei na Faculdade de Medicina da Bahia, com apenas 14 anos!”
°°°
6. “Sou um psiquiatra negro na vanguarda da luta contra o racismo!”
°°°
7. “Fui o primeiro pesquisador a identificar a Leishmaniose Cutâneo-mucosa e busquei provar que questões raciais não causavam as doenças!”
°°°
8. “Colocarei meu nome na história da psiquiatria brasileira e na luta contra as teorias racistas!”
°°°
9. “Sou uma voz dissonante na saúde mental!”
°°°
10. “A humanidade é meu problema!”
°°°
11. “Aboli o uso de camisas de força, removi as grades de todas as janelas e separei adultos de crianças no Asilo Nacional para doentes mentais!”
°°°
12. “Vamos dignificar o tratamento das pessoas com transtornos psiquiátricos!”
°°°
13. “Os grupos humanos que se interessam pela própria conservação não descuram ponderar aprofundadamente os motivos que os podem aniquilar!”
°°°
14. “Os verdadeiros inimigos das degenerações nervosas são a ignorância, o alcoolismo, a sífilis, as verminoses, as condições sanitárias e educacionais do Brasil!”
°°°
15. “Chama-se Estado o mais frio de todos os monstros frios. E, com toda a frieza, também mente; e esta mentira sai rastejando da sua boca!”
°°°
16. “Devemos deixar os ridículos preconceitos de cores e castas e realizar um trabalho de higienização mental dos povos!”
°°°
17. “Quantas são as raças? Onde termina a raça branca? Onde começa a amarela? Onde acaba? Onde começa a preta?”
°°°
18. “O álcool infiltrava nos neurônios os elementos degenerativos que, reforçados através dos tempos, dão razão de ser de muita tara atual, atribuída à raça e à mestiçagem por todos aqueles que não se querem dar ao trabalho de aprofundar as origens dos fatos!”
°°°
19. “Dos poderes públicos não há que esperar entre nós reformas que atinjam os perigos sociais; é da propaganda dos médicos, que poderá resultar algum proveito para o grupo humano!”
°°°
20. “Se mais não puder fazer em benefício dos seus doentes mentais, basta receber o batismo de louco por ter feito a libertação dos mesmos!”
°°°