sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — Jânio Quadros

Jânio da Silva Quadros
(25 de janeiro de 1917 - 16 de fevereiro de 1992)

1. “Vocês querem saber porque eu bebo? Eu bebo porque é líquido, pois se sólido fosse, comê-lo-ia!” 
°°°
2. “Não gosto de ser tratado por ‘você’. Intimidade gera aborrecimentos ou filhos. Como não quero aborrecimentos com a senhora, e muito menos filhos, trate-me por ‘senhor!’”
°°°
3. “O povo será a um tempo minha bússola e o meu destino!”
°°°
4. “A palavra é extraordinariamente poderosa. Ela é dúctil. Ela pode ser boa e pode ser má. Ela pode ser suave e pode ser áspera. Ela pode ser franca e pode ser velada. Ela pode ser honesta e pode ser malévola. A palavra em si tem mesmo o fogo da inspiração Divina!”
°°°
5. “E o povo, onde está o povo que não se levanta?”
°°°
6. “Metade do Congresso Nacional é incapaz, e a outra metade é capaz de tudo!”
°°°
7. “Como a realidade de 600 milhões de chineses pode ser ignorada?”
°°°
8. “Falem bem ou mal, mas falem de mim!”
°°°
9. “O PMDB  é uma Arca de Noé, sem Noé e sem a Arca!” (PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro - Atual MDB)
°°°
10. “Foi o maior erro que cometi. Com a renúncia, pedi um voto de confiança à minha permanência no poder. Imaginei que o povo iria às ruas, seguido dos militares, e que seria chamado de volta. Deu tudo errado!”
°°°
11. “A conspiração militar está em marcha, mas vergar, eu não vergo!” 
°°°
12. “Limpem o País. Poderá ser tarde para nós, mas não o será para os nossos filhos. Vocês têm agora um gigante, que convida vocês todos para a verdadeira guerra democrática!”
°°°
13. “Lincoln foi um dos maiores homens da história, mas os americanos não são como ele. Ele era uma exceção solitária!” (Abraham Lincoln - 16° presidente dos Estados Unidos)
°°°
14. “À distância, fiquei mais convencido do que nunca, de que Deus nos destinou a sermos uma grande nação!”
°°°
15. “Porque renunciei? Cada um sabe onde lhes aperta os sapatos!”
°°°
16. “Desinfeto esta cadeira, porque nádegas indevidas se sentaram nela!”
°°°
17. “A menos que façamos reformas urgentes, algum dia, em alguma serra desconhecida, algum revolucionário desconhecido se levantará no Brasil!
°°°
18. “De sorte que as palavras podem ser temíveis sim, e podem voltar-se contra quem as utilize. Elas são armas de dois gumes. Daí o cuidado que devemos ter no usá-la; esse dom Divino não nos veio gratuitamente, ele nos veio com a razão, com a experiência e com o estudo!”
°°°
19. “Fi-lo porque qui-lo!”¹ 
°°°
20. “Nesta data e por este instrumento, deixando com o Chefe da Casa Civil as razões do meu ato. A mim, não falta a coragem da renúncia ao mandato de Presidente da República, que acontecem devido a pressão de ‘forças terríveis!’”² 
°°°
¹ Esta famosa frase de Jânio Quadros, que era exemplar gramaticalmente escrevendo e falando, está correta, dentro da linguagem culta, mas foge à forma usual: “Fi-lo porque o quis!”  
°°°
² As ‘forças terríveis’, citadas metaforicamente por Jânio Quadros, muitas vezes erroneamente citadas na história política brasileira como: ‘forças ocultas’, todos sabiam ser os militares: as ‘Forças Armadas’.
°°°


Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL