![]() |
Maurício Campos de Medeiros (14 de julho de 1885 - 23 de julho de 1966) |
1. “Não faço ameaças: faço prognósticos!”
°°°
2. “A escravidão foi uma vergonha social e um grande embaraço ao desenvolvimento econômico brasileiro!”
°°°
3. “Toda a História do Brasil é uma longa demonstração documentada de um sentimento nacional uníssono!”
°°°
4. “O Brasil jamais teve um chefe. Formou-se por uma impulsão espontânea do próprio povo. Foi criando, na ausência de qualquer mando autoritário, a sua consciência nacional!”
°°°
5. “Um botânico germina o solo com a semente de uma determinada planta e rega-a com muito cuidado. Se o solo não oferecer as condições propícias à germinação, a semente, o solo, a temperatura e a umidade do ar, o ambiente, enfim, as condições essenciais para a germinação, poderão não germinar adequadamente. E assim acontece também com a construção de uma nação!”
°°°
6. “Não têm na unidade brasileira, maior repercussão que as distinções suscetíveis de ser assinaladas na unidade de uma família pelo caráter individual de cada um de seus componentes!”
°°°
7. “É no exame das lições do passado, que temos de buscar as lições para o presente!”
°°°
8. “As nações se governam pelo jogo de todas as opiniões!”
°°°
9. “Para que uma revolução vença, é indispensável que o meio em que a sua semente seja lançada, contenha todas as condições necessárias à germinação!”
°°°
10. “Tenho um grande amor à liberdade!”
°°°
11. “Percorra-se a lista cronológica dos Presidentes. Não há um que tenha podido governar sem apelo à medida vexatória e humilhante do estado de sítio!”
°°°
12. “O governo representativo de forma parlamentar foi o adotado por todas as nações que tiveram de se organizar no ambiente social moderno. Enquanto dele gozamos, tivemos paz e tranquilidade. Estas desapareceram logo que dele nos privamos. A lição é clara, simples, intuitiva, Só a ignorância ou a má fé podem desprezá-la!”
°°°
13. “As vanguardas, no ímpeto de vitória, querem manter, na tentativa de construção posterior, o mesmo elã de desordem que as levou a derrubar o adversário!”
°°°
14. “As classes sociais dominantes procuram combater o surto triunfante da democracia!”
°°°
15. “Iludem-se os revolucionários, quando pensam que foram eles sozinhos, tocados por um ímpeto de ação, que geraram a sua vitória!”
°°°
16. “Eu não sei nem compreendo como possa haver quem, refletindo seriamente sobre os fatos históricos, possa achar possível a volta ao regime presidencial, sem o risco de outras revoluções!”
°°°
17. “O mundo civilizado não comporta mais formas de governo, que cultivem a autoridade restrita de uma classe, de um Partido ou de um indivíduo!”
°°°
18. “Numa revolução, o difícil não é conquistar a vitória: é saber organizá-la!”
°°°
19. “O verdadeiro sentimento nacional, foi que gerou toda a intranquilidade dos 40 anos de República, no Brasil!”
°°°
20. “Sem as vanguardas não se fazem revoluções. Com elas não se pode governar!”
°°°
* Maurício Campos de Medeiros foi membro da ABL - Academia Brasileira de Letras, cadeira 38 (Patrono: Tobias Barreto - Fundador: Graça Aranha).