![]() |
Joaquim de Arruda Falcão Neto (10 de setembro de 1943) |
1. “Ser mais do que se é, é ser menos!”
°°°
2. “Hoje o Brasil é feito de divergências!”
°°°
3. “Há necessidade no Brasil de aprovar reformas econômicas e legislativas!”
°°°
4. “Os judiciários têm de lidar com um mundo onde as portas da informação jurídica não estão mais fechadas. Brasília não está mais isolada... Brasília está no celular de cada um!”
°°°
5. “Quando julgo, sei que serei julgado!”
°°°
6. “A soberania é um território ameaçado!”
°°°
7. “A justiça das leis é a justiça dos homens!”
°°°
8. “A indústria fonográfica pratica o marketing do medo!”
°°°
9. “Democracia, sociedade civil e direito, são faces da mesma moeda, do permanente anseio dos cidadãos por mais liberdade, mais justiça!”
°°°
10. “Sinto prazer de burilar, modelar e esculpir palavras, a frase, para que menos seja mais!”
°°°
11. “Hoje, acontece muitas vezes de um advogado vir a Brasília e descobrir que o processo foi retirado de pauta!”
°°°
12. “Incertezas geram casuísmo e turbulência!”
°°°
13. “Fomos pioneiros com a TV Justiça. Na semana passada, a Inglaterra seguiu nosso caminho. Foi transmitida ao vivo a sessão da Suprema Corte sobre a legalidade do Brexit. Diante da liberdade de expressão, de imprensa, acadêmica, das mídias sociais, da tecnologia, democratizou-se o conhecimento sobre como se faz Justiça!”
°°°
14. “O ativismo preocupa a opinião pública. O ativismo diz mais respeito à frequência do que à qualidade de suas decisões. É um ativismo quantitativo. Hoje são 60 mil processos em estoque!”
°°°
15. “Turbulências vão sempre acontecer. A gente não pode prever o futuro!”
°°°
16. “Na casa de meu avô, tudo parecia impregnado de eternidade!” - (Referindo-se ao avô Horácio Saldanha)
°°°
17. “Em 2016 o Tribunal finalizou cerca de 80 mil processos. Ou seja, aproximadamente 8 mil por ministro. Humanamente impossível. O Supremo enfrenta a avalanche processual, fragmentando-se, em vez de ser seletivo. O Supremo é menos seu plenário e mais cada ministro individualmente. Precisa rever suas normas de decisão. Do contrário, conflitos entre ministros, turmas e plenário vão fatalmente acontecer!” - (Referindo-se ao Supremo Tribunal Federal - STF)*
°°°
18. “O STF está viciado no monocratismo, o que aumenta a possibilidade de errar!” - (*)
°°°
19. “Os conflitos entre os Poderes vão continuar. Supremo e Senado quiseram ser maiores do que podem ser. Ambos saíram menores!” - (Referindo-se ao Supremo Tribunal Federal - STF e ao SenadoFederal Brasileiro)
°°°
20. “Bolsonaro destruiu a própria credibilidade!” - (Referindo-se ao capitão reformado Jair Bolsonaro, 38º presidente do Brasil)
°°°
* Joaquim Falcão é membro da ABL - Academia Brasileira de Letras, cadeira 3 (Patrono: Artur de Oliveira - Fundador: Filinto de Almeida).