![]() |
Evaristo de Moraes Filho (5 de julho de 1914 - 22 de julho de 2016) |
1. “Cada época tem uma direção predominante de ideias; se não de ideias, pelo menos de ideais!”
°°°
2. “A filosofia se adianta à literatura!”
°°°
3. “A tese de que não há prática sem teoria está correta e se aplica nos movimentos científicos, artísticos em geral e talvez até nos religiosos!”
°°°
4. “O romantismo é universal, desde a poesia à pintura!”
°°°
5. “A própria religião não escapa a este esquema filosófico. Veio através da história se adaptando à estrutura da sociedade e da ciência em cada época!”
°°°
6. “Qual a causa da vida efêmera e limitada do nosso modernismo, ainda enquanto movimento fechado e inconfundível, senão a ausência de um pensador correspondente?”
°°°
7. “O filósofo é um inspetor de veículos: só a ele é permitido valorizar as antigas direções intelectuais e indicar novas estradas ao pensamento!”
°°°
8. “Tudo é lógico e argumentado, até mesmo a paixão!”
°°°
9. “Os surrealistas, os dadaístas, ou cubistas, são dois movimentos que se completam. O irracionalismo, o instintivismo, o intuicionismo, o pré-logismo, o anti-intelectualismo, penetrou por todos os lados. Em poesia, em pintura, em literatura, em filosofia!”
°°°
10. “A cada movimento literário corresponde um movimento filosófico!”
°°°
11. “O elogio do sonho, da fantasia absoluta, do disparate puro, já não é a vida imitando a arte!”
°°°
12. “Cada época se manifesta através de um estilo próprio, que a caracteriza. Cada cultura tem o seu estilo!”
°°°
13. “Essa questão da teoria dos movimentos literários é bem mais importante do que se supõe. É tão importante, que até poderíamos perguntar se não é ele quem lhes dá vida e duração!”
°°°
14. “Há, pois, inequívocas analogias de estrutura e de estilo entre a arte, a filosofia e a ciência de cada época!”
°°°
15. “A cultura e a sociedade determinam-se e condicionam-se mutuamente, há uma interpenetração sociocultural. Se isso é verdade, significa em outras palavras, que cada movimento cultural é suscitado pela forma da sociedade existente!”
°°°
16. “Os homens como que sentem falta de ar e, quase em pânico, se orientam para o mesmo ponto, todos têm a mesma pressa em alcançar a saída!”
°°°
17. “No mundo de hoje, à matemática relativista e à música contrapontista corresponde o romance coletivo!”
°°°
18. “Pensador significa filósofo, generalizador, universalizador, e não um simples autor de manifesto literário particular, acanhado, unilateral. O pensador dos movimentos serve de ponto de referência e aponta caminhos novos em todas as direções: poesia, literatura, música, filosofia, etc...”
°°°
19. “Todos os movimentos da cultura humana apresentam, em cada época, os mesmos postulados fundamentais. Como que há no ar uma combinação tácita entre todos, assim como uma espécie de manifesto prévio!”
°°°
20. “Há duas espécies de realismos: o ingênuo, natural, direto, que admite o mundo tal qual o sentimos; e o crítico, racional, reflexivo, que submete as representações dos sentidos a certas meditações críticas!”
°°°
* Evaristo de Moraes Filho foi membro da ABL - Academia Brasileira de Letras, cadeira 40 (Patrono: José Maria da Silva Paranhos - Visconde do Rio Branco - Fundador: Eduardo Prado).