domingo, 26 de maio de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — Artur Jaceguai

Artur Silveira de Motta — [Barão de Jaceguai]
(26 de maio de 1843 - 6 de junho de 1914)

1. “Um dos maiores espetáculos oferecidos na guerra é o de uma batalha travada durante uma tempestade!”
°°°
2. “Toda guerra causa extermínio apocalíptico!”
°°°
3. “Confie no seu comandante como ele confia em você!”
°°°
4. “A bandeira do Brasil hasteada e o hino ainda hoje me emocionam!”
°°°
5. “Avante marinheiros, nesta bela dedicação ao cumprimento do dever militar!”
°°°
6. “Na guerra moderna, o estrondo da artilharia e dos tiros de rifle, misturados com o estrondo dos trovões, aumentam ainda mais o horror da cena!”
°°°
7. “Avante, meus valentes soldados. Em Curupaiti, durante o dia, recebemos apenas cinco balas, enquanto nossos adversários receberam cinquenta!”
°°°
8. “Os torpedos paraguaios fabricados de maneira grosseira não eram confiáveis. Houve um grande número de torpedos que explodiram nas proximidades dos navios que lideravam as duas linhas, onde a esquadra estava ancorada!
°°°
9. “O forte ficou abandonado durante a noite, era possível andar nu por dentro sem ser visto ou incomodado!”
°°°
10. “Os centros de censura da nossa organização são grandes inibidores de bons valores!”
°°°
11. “A mais absoluta confiança nas tropas brasileiras teve, de fato, um belo efeito, o magnífico exemplo de abnegação com que guiei os primeiros passos dos soldados na conquista do solo inimigo!”
°°°
12. “Olhos fixos para a frente, atribuídos à sua verdadeira causa!”
°°°
13. “Não posso acreditar que exista entre nós um único espírito superior filiado ao rebanho moderno e extravagante, onde o patriotismo é classificado como sentimento pobre!”
°°°
14. “A lua nascente já mostrou sua luz, atrás da floresta!”
°°°
15. “Nossos marinheiros tinham certeza de que não teriam a vantagem de surpreender o inimigo. Tanto melhor, disseram alguns, não iremos de olhos vendados!”
°°°
16. “De certa forma, a metáfora favorita para as ordens do dia dos almirantes é evitar naufragar!”
°°°
17. “A sensação auditiva da guerra nos dá o espetáculo aterrorizante de algo mais hediondo do que uma batalha!”
°°°
18. “Na época romana, é bem conhecido o medo que o estrondo do trovão atingia entre os combatentes, sempre interpretado como um aviso, um presságio desastroso, ao qual se curvavam os mais destemidos guerreiros!”
°°°
19. “O clarão das gigantescas fogueiras, que, por magia, foram acesas na margem oposta para iluminar o desfiladeiro, bem como os reflexos do fogo que parecia queimar a superfície das águas, prejudicaram a visão da artilharia paraguaia, para que seja possível explicar erros tão grotescos de pontaria!”
°°°
20. “Detalhe curioso, característico do modo de lutar das tropas brasileiras: nossos soldados de infantaria embarcaram para cruzar o Paraná fardados e equipados, como se fossem se exibir em um desfile. Ao desembarcarem, porém, logo se depararam com um pequeno pântano, que lhes serviu de desculpa para descartarem os coturnos e arregaçarem as calças, que era a forma como invariavelmente entravam em combate. A zona balnear, passadas algumas horas, estava literalmente cheia de botas cinzentas!”
°°°
* Artur Jaceguai foi membro da ABL - Academia Brasileira de Letras, cadeira 6 (Patrono: Casimiro de Abreu - Fundador: Teixeira de Melo).

Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL