domingo, 15 de setembro de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — Clementino Fraga

Clementino Rocha Fraga
(15 de setembro de 1880 - 8 de janeiro de 1971)

1. “A natureza concertou as idades em dois grandes períodos; o de ascensão e o declínio. Para acabar bem é mister bem começar!”
°°°
2. “O conceito da velhice conformada e longa, edificada na paciência e na virtude, jamais prevaleceu na simpatia dos homens!”
°°°
3. “Por que fugir à velhice? Não é ela compulsória e lógica fora da morte acidental? Por que esse terror do crepúsculo?”
°°°
4. “Porque nós desejamos sempre coisas proibidas e ambicionamos o que nos é recusado?”
°°°
5. “É triste a condição do surdo, isolado e só, quase desambientado entre os que o cercam!” 
°°°
6. “A natureza revive cada dia noutros dias!”
°°° 
7. “A arte de envelhecer atribui a cada idade prazeres e ocupações, reservas e advertências, dos mínimos cuidados aos mais precípuos deveres. A euforia na velhice só pode provir de uma mocidade bem conduzida!” 
°°°
8. “A ciência refez-se nos fatos, recebendo da base empírica a contribuição de seu espírito tradicional, seus sonhos e ilusões!”
°°°
9. “Ciência sem consciência é a ruína da alma!” 
°°°
10. “Não é possível diminuir o prazo da velhice, sem antecipá-la. Só a senilidade com o seu cortejo de males, alcança, às vezes, a morte, passando de voo sobre o declínio dos derradeiros tempos da vida!”
°°°
11. “A ciência nos permite conhecer o ser humano, a arte bendita, incomparável na visão de seus horizontes, ensinará os mágicos poderes de atingir as baldas sombrias da personalidade!” 
°°°
12. “Queria que a mocidade tivesse seu lugar no fim da vida. Então dela teríamos, nas delícias do pecado, os melhores afagos da existência; em plena idade da beleza a aspiração paradoxal do fim na suprema ventura do amor!” 
°°°
13. “A mulher velha que disfarça os sinais do tempo só de longe dá a ilusão de mocidade: face a face de alguém, como a distância de um espelho, só ilude a si mesma!” 
°°°
14. “O médico moderno há de ser um representante da nata intelectual, formado no consenso das qualidades efetivas de apresentação e de personalidade!” 
°°°
15. “Em nossos dias os costumes sociais refletem o desamor pelo próximo mais idoso!”
°°°
16. “É justo aproveitar o instante, congestionando na volúpia, na alegria fácil ou gozo efêmero!”
°°°
17. “O sentido da vida é bem diverso no indivíduo ou na espécie; enquanto aquele muda e passa, esta subsiste, estável e perene!”
°°°
18. “A pior das calamidades descarrega o fardo de suas culpas, culpando o responsável, isto é, o próprio indivíduo que não soube dosar o esforço e empregar o tempo!”
°°°
19. “Dúbia foi sempre a compreensão da vida. Encurtá-la na intensidade ou alongá-la na moderação, cada qual a entende a seu jeito, mesmo entre os espíritos mais iluminados!”
°°°
20. “Calcinar o momento que passa, para que passe, deixando impressão. Desabotoar o riso na incontinência da gargalhada. Dissipar energias para provar mocidade. Irritar a sensação para esquecer o sentimento. Incendiar a ilusão para consumir nas chamas os melindres da vontade e as restrições da consciência. É assim o caminho da velhice precoce, a pouco trecho da existência, retratada e ostensiva nos estragos da senilidade!”
°°° 
* Clementino Fraga foi membro da ABL - Academia Brasileira de Letras, cadeira 37 (Patrono: Teófilo Dias - Fundador: Afonso Celso).

Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL