![]() |
Mallanaga Vātsyāyana Kamasutram (anos 300, século IV d.C. - século VI d.C.) |
1. “Kama Sutra é o gozo do que for tangido pelos cinco sentidos: audição, tato, visão, paladar e olfato, com a ajuda da mente e da alma!”
°°°
2. “Mesmo que um homem ame muito uma mulher, ele nunca consegue conquistá-la sem muita conversa!”
°°°
3. “Quaisquer coisa que um dos amantes fizer ao outro, o mesmo deve ser retribuído; se ela bater, ele também deve bater nela em troca!”
°°°
4. “Tudo pode acontecer a qualquer momento, pois o amor não se importa com tempo nem ordem!”
°°°
5. “Nada tende a aumentar, tanto o amor quanto os efeitos de marcar com as unhas o corpo despido!”
°°°
6. “A variedade é necessária no amor, então o amor deve ser produzido por meio da variedade!”
°°°
7. “Minhas viagens ajudaram a reunir informações sobre os costumes sexuais de diferentes pessoas, de diferentes partes da Índia e países vizinhos!”
°°°
8. “Um homem deve reunir das ações da mulher qual é a disposição dela, e de que forma ela gosta de ser apreciada!”
°°°
9. “Os prazeres do sexo devem ser conquistados pela paciência e por esforços contínuos!”
°°°
10. “As mulheres raramente são conhecidas em sua verdadeira luz, embora possam amar os homens, ou se tornar indiferentes a eles, possam dar-lhes prazer, ou abandoná-los, ou possam extrair deles toda a riqueza que possuem!”
°°°
11. “O Karma Sutra é o desfrute de objetos apropriados pelos cinco sentidos: audição, tato, visão, paladar e olfato, auxiliados pela mente junto com a alma. O ingrediente nisso é um contato peculiar entre o órgão dos sentidos e seu objeto, e a consciência do prazer que surge desse contato é chamada Kama!”
°°°
12. “Os abraços que não são mencionados no Kama Sutra, devem ser praticados no momento do prazer sexual, se eles forem de alguma forma propícios ao aumento do amor ou da paixão!”
°°°
13. “Minha opinião sincera sobre lamber a vulva e chupar o pênis: se for costume do país, o congresso bucal é apreciado!”
°°°
14. “As fantasias sexuais que o homem tem, as posturas dos animais, tudo isso faz parte dessa consciência que é transmitida de geração em geração!”
°°°
15. “O homem engenhoso e sábio conhece as intenções dos outros, bem como o momento e o lugar adequados para fazer tudo, pode conquistar, muito facilmente, até mesmo uma mulher que é muito difícil de ser conquistada!”
°°°
16. “Kama Sutra também é aprendido nos aforismos sobre o amor e na prática dos cidadãos!”
°°°
17. “Quando uma mulher repreende um homem, mas ao mesmo tempo age afetuosamente para com ele, ela deve ser amada de todas as maneiras!”
°°°
18. “O gozo da mulher acontece da mesma forma que o do homem!”
°°°
19. “Uma pessoa inteligente e conhecedora que atende ao Dharma e Artha e também ao Kama, sem se tornar escrava de suas paixões, obterá sucesso em tudo o que fizer!” - (*)
°°°
20. “O homem, cujo período de vida é de cem anos, deve praticar Dharma, Artha e Kama em momentos diferentes, e de tal maneira, que eles possam se harmonizar, e não colidir de forma alguma!” - (Dharma = virtude ou mérito religioso; Artha = riqueza mundana e Kama = prazer ou gratificação sensual)*
°°°
* O “Kamasutram” (em sânscrito: कामसूत्र), significa: “dissertação sobre o amor”. É conhecido no mundo ocidental como: “Kama Sutra” e foi escrito pelo estudioso-filósofo indiano da tradição “Carvaka e Lokyata”: “Mallanaga Vātsyāyana Kamasutram”, que compilou nesta obra, doutrinas da tradição hindu sobre relacionamentos amorosos. O “Kama Sutra” é um antigo texto indiano do (século II d.C.), transformado em um livro ilustrado, sobre o comportamento sexual humano no (século IV d.C.).