![]() |
Roberto Pisani Marinho (3 de dezembro de 1904 - 6 de agosto de 2003) |
1. “O importante não é o que ‘O Globo’ publica, mas o que não publica!”
°°°
2. “Com a ‘Rede Globo’, acreditei no sonho e na realidade!”
°°°
3. “Sempre procurei agir com a maior clareza e lisura em tudo que realizei como empresário e como homem. Sou um obcecado pelo trabalho!”
°°°
4. “As ‘Organizações Globo’ foram reconhecidas e aplaudidas no mundo todo!”
°°°
5. “Adquiri cada centavo do que dizem ser uma fortuna com muito suor e trabalho. Nunca fui esbanjador, embora não me considere um avarento. Tudo que ganhei investi nas minhas empresas. Acho que o dinheiro dá conforto, permite ajudar os amigos, mas não é tudo!”
°°°
6. “Se for possível conceituar como homem de poder aquele cuja motivação maior e obsessão permanente é o desejo de construir, intervindo civicamente nos acontecimentos, e que nesse intuito não se afasta um milímetro sequer dos seus princípios, então posso ser considerado um homem de poder!”
°°°
7. “Trabalho e persistência em levar a termo os meus projetos, e o senso e a intuição dos meus limites. Mas, principalmente, respeito aos valores e ao talento, onde quer que eles estejam!”
°°°
8. “Meu convívio com o avião não foi um amor à primeira vista: para as grandes distâncias, durante anos, preferi o navio. Com o tempo, me acostumei, e hoje estou inteiramente adaptado. Ando de helicóptero e me sinto seguro!”
°°°
9. “Creio que, por mais tenebrosa que seja a situação, sempre há uma saída. E isso vale tanto para a vida das nações quanto para a dos homens!”
°°°
10. “A humildade, se você não tem por virtude, precisa ter por esperteza!”
°°°
11. “A pobreza que grassa em várias regiões do país, o problema educacional e a questão da violência devem ter uma solução rápida e efetiva!”
°°°
12. “A ‘Rede Globo’ é constituída por um time de profissionais de nível internacional e tem uma das melhores programações do mundo. O povo é que liga a televisão na ‘Globo’. Ele é livre para escolher e escolhe a nossa emissora. Se há monopólio da ‘Globo’, é o da qualidade!”
°°°
13. “Dos meus comunistas cuido eu!”
°°°
14. “Eu sou um democrata, que sempre respeitou a livre expressão do pensamento e das ideias, mesmo quando elas são inteiramente contrárias às minhas. Censura nunca exerci!”
°°°
15. “Procuro acompanhar não só a programação da ‘Globo’, mas também a das emissoras concorrentes. Em geral, tomo notas para depois conversar com meus diretores!”
°°°
16. “Quando decido algo, jamais volto atrás. Isso não significa onipotência, mas apenas quer dizer que tudo que faço é fruto de muita reflexão. No mundo dos negócios, improvisar nem sempre traduz criatividade. Muitas vezes a improvisação é apenas o primeiro ato da tragédia!”
°°°
17. “Os grandes escritores de telenovelas, os melhores redatores, filiados que sejam a qualquer seita ou partido, encontram não só acolhida, mas estão hoje na ‘Globo’. Não acredito que estivessem trabalhando comigo se detectassem em mim qualquer instinto policialesco ou de censura!”
°°°
18. “Sempre que posso, viajo. É uma maneira de me reciclar. No meu campo principal de atividades, o progresso tecnológico é muito grande. E eu, que sou obstinado em tudo que faço, me sinto obrigado a acompanhar o que está acontecendo!”
°°°
19. “Balzac fez a crônica da vida, da cultura do povo francês. Perpetuou-a. É o que, modestamente, procuramos fazer com as novelas, aqui no Brasil!” - (Referindo-se ao escritor francês Honoré de Balzac)
°°°
20. “Bonifácio, o que vocês estão fazendo com a minha emissora?” - (Referindo-se a José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, ou simplesmente Boni, publicitário, empresário e ex-vice-presidente de operações da Rede Globo)
°°°
* Roberto Marinho foi membro da ABL - Academia Brasileira de Letras, cadeira 39 (Patrono: Francisco Adolfo de Varnhagen - Fundador: Oliveira Lima).