![]() |
Osamu Tezuka [em japonês: 手塚 治虫] (3 de novembro de 1928 - 9 de fevereiro de 1989) |
1. “Onde há ignorância, a doença vai prosperar!”
°°°
2. “Um professor disse uma vez que todo homem enfrenta sete inimigos em sua vida: doença, fome, traição, inveja, ganância, velhice e depois a morte!”
°°°
3. “Costumo dizer em tom de brincadeira que os quadrinhos são minha verdadeira esposa e que os desenhos animados são minha amante!”
°°°
4. “Os novos leitores têm mentalidade, modas, sentimentos completamente diferentes dos leitores anteriores. Devo desenhar quadrinhos seguindo meus primeiros leitores? Ou devo trabalhar para meus novos leitores como se fossem os primeiros? É por isso que tenho certeza de que o bom trabalho que desenharei será capaz de fazer felizes leitores de todos os tempos!”
°°°
5. “O que tento apelar através dos meus trabalhos é uma mensagem simples: ame todas as criaturas... Ame tudo o que tem vida!”
°°°
6. “A maioria dos escritores de ficção tinha alguma experiência em quadrinhos e alguns deles foram completamente absorvidos pela lavagem cerebral da democracia Americana!”
°°°
7. “Por volta de 1945, a vida diária pode ter sido difícil, mas a reputação da Disney estava no auge. As vozes de Mickey Mouse e Pato Donald se estabilizaram, Branca de Neve e Bambi fizeram grande sucesso e receberam diversos prêmios internacionais. Era realmente como o brilho de um Sol nascente!” - (Walt Disney, foi um produtor cinematográfico e animador, cofundador da The Walt Disney Company)*
°°°
8. “Nunca poderia abandonar completamente a medicina. Embora nunca tenha praticado ativamente, me tornei um médico licenciado, e uma de minhas séries de mangá mais famosas é estrelada pelo médico gênio desonesto, Black Jack. Mas conciliar a vida como médico e jovem artista requisitado, embora mal pago, era difícil!”
°°°
9. “O movimento do desenho deve ser suficientemente redondo e doce, para expressar seu erotismo!”
°°°
10. “O que é a vida de um homem comparada com a eternidade do tempo e do espaço? Não mais do que um floco de neve que brilha ao Sol por um momento antes de derreter no fluxo do tempo!”
°°°
11. “os cartunistas americanos imitavam as estrelas da comédia. Isso é o que eu trabalhei tanto para copiar, e é por isso que meus quadrinhos são de pernas arqueadas e sapatos grandes. Também ao nível do conteúdo fui profundamente influenciado pelas fortes caricaturas sociais das comédias de Chaplin, as lágrimas misturadas com o riso!” - (Sir. Charlie Spencer Chaplin, foi um ator comediante britânico da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão)
°°°
12. “As crianças enfrentam problemas como violência, abuso, suicídio, etc..., que a medicina não pode curar e nunca vai ajudar essas crianças psicologicamente e ser o seu apoio. É por isso que continuarei a buscar as coisas que inspiram seus corações!”
°°°
13. “Desejo que todos os males da sociedade: conformismo, preguiça, indolência, traição, violência, luxúria, estupro e especialmente os males da política, sejam representados na forma de uma depravação absoluta!”
°°°
14. “Os quadrinhos são uma linguagem internacional, eles podem cruzar fronteiras e gerações. Os quadrinhos são uma ponte entre todas as culturas!”
°°°
15. “Uma vez que me tornei devotado à Disney, comecei a copiar e dominar esse estilo de bicho de pelúcia, terminando com a forma como agora desenho!” -(*)
°°°
16. “Sinto que há sensualidade, erotismo nas coisas primárias que se movem, como animais e insetos. Ser capaz de inspirar o movimento de imagens estáticas, me dá a alegria do Criador, que dá vida às coisas que não têm vida!”
°°°
17. “Não consigo entender por que quem ama ficção científica também ama mangá e vice-versa? Existem dois tipos caracterizados por uma sátira mordaz e, na pior das hipóteses, são chamados de extravagantes. Ambos são voltados para o futuro e, portanto, contêm aventuras românticas para jovens!”
°°°
18. “Para mim, a maior diversão, sem dúvida, está em desenhar e dar movimento aos processos de mudança!”
°°°
19. “O mangá é uma arte para a qual ainda não há conclusão!”
°°°
20. “Estou convencido de que os quadrinhos não devem apenas fazer as pessoas rirem. Por isso nas minhas histórias encontrei lágrimas, raiva, ódio, dor e nem sempre um final feliz!”
°°°