![]() |
Kazuo Ishiguro (8 de novembro de 1954) |
1. “Havia uma outra vida que eu poderia ter tido, mas tenho esta!”
°°°
2. “Eu sou o primeiro a pensar que muitos dos nossos velhos costumes têm que desaparecer para sempre!”
°°°
3. “Eu gosto de romancistas que podem criar outros mundos interessantes!”
°°°
4. “Chega um ponto quando você pode mais ou menos contar o número de livros que você vai escrever antes de morrer!”
°°°
5. “Descobri que minha imaginação estava viva quando me afastei do mundo imediato ao meu redor!”
°°°
6. “Na solidão, eu gosto da sensação de entrar no meu pequeno carro, sabendo que nas próximas horas eu vou ter apenas as estradas, o grande Céu cinza e meus devaneios!”
°°°
7. “Enquanto o tempo começa a acabar, quais são as coisas que realmente importam?”
°°°
8. “Tudo o que eu sei é que desperdicei todos estes anos procurando por alguma coisa, uma espécie de troféu que eu só conseguiria se realmente fizesse o suficiente para merecer. Mas eu já não quero isso, eu quero outra coisa agora, algo que seja morno e aconchegante!”
°°°
9. “Eu fui mergulhado em um mundo diferente. Eu me encontrei gastando metade do meu tempo respondendo a perguntas estranhas em lançamentos de livros!”
°°°
10. “O que é difícil é a promoção, equilibrando o lado público da vida de um escritor com a escrita. Eu acho que é algo que muitos escritores estão tendo que enfrentar. Os escritores tornaram-se muito mais públicos agora!”
°°°
11. “Eu não posso iniciar uma história ou capítulo sem saber como termina. É claro que raramente termina da maneira imaginada!”
°°°
12. “Muitos dos nossos motivos mais profundos vêm, não de uma lógica adulta de como as coisas funcionam no mundo, mas por algo que ficou congelado na infância!”
°°°
13. “Eu encontro livros japoneses bastante desconcertantes, quando leio traduções em outros idiomas!”
°°°
14. “Eu sou tirado do meu tipo de mundo fictício, quando me pedem para usar meu cérebro de uma maneira diferente. Eu não gosto disso!”
°°°
15. “Acho ter servido bem ao meu aprendizado como escritor. Eu já passei da fase das coisas autobiográficas ou experimentais!”
°°°
16. “O que é pertinente na vida é a calma da beleza, sua sensação de contenção. É como se a Terra saiba de sua própria beleza, da sua própria grandeza, e não sinta necessidade de gritar!”
°°°
17. “Para aqueles como nós, nosso destino é enfrentar o mundo como órfãos, perseguindo por muito tempo as sombras de pais desaparecidos, até que façamos isso, nós não poderemos ficar tranquilos!”
°°°
18. “Um escritor não está certo do que significa quando um livro seu é vencedor de um prêmio. Ele não têm certeza do que é recomendado, que valores literários representa, porque todos os anos, escreve algo diferente!”
°°°
19. “Sou muito interessado nessa coisa de clonagem. Em como os clones podem encontrar o seu lugar no mundo e fazer ter sentido suas vidas? E até que ponto eles podem transcender seu destino?”
°°°
20. “As memórias, até mesmo as mais preciosas, desvanecem-se com uma rapidez surpreendente. Mas eu não quero deixar isso acontecer. Não quero ver as memórias que eu mais valorizo desaparecerem!”
°°°
* Kazuo Ishiguro foi laureado com o Prêmio Nobel de Literatura no ano de (2017).