![]() |
Ary Evangelista Barroso (7 de novembro de 1903 - 9 de fevereiro de 1964) |
1. “Eu sou do Brasil que canta e é feliz!”
°°°
2. “Um turbilhão... Eis aí a minha vida!”
°°°
3. “Tudo o que fui, devo em primeiro lugar à propaganda que de mim fez a minha música!”
°°°
4. “Não participo do que julgo capaz de melindrar a justiça e o direito!”
°°°
5. “A imitação industrial da flor é um crime estético... Salve o florista de Copacabana que nos traz flores vivas e cheirosas!”
°°°
6. “Quero ser correspondido à altura da minha dedicação e sinceridade!”
°°°
7. “Há vida noturna no Rio de Janeiro? O carioca não sabe conversar baixinho. Vida noturna... O Rio tem vida noturna e ruidosa, pouca diferença tem de um mercado de peixe!”
°°°
8. “Sei que avião foi feito para voar; que avião não cai, é derrubado. Sei de tudo isso. Não adianta, tenho medo. E esse medo ficou permanente quando alguém, procurando acalmar-me, disse aquela velha frase: ‘ninguém morre a não ser no seu dia’. Toda vez que viajo de avião, fico desconfiado de que chegou meu dia!”
°°°
9. “Homem que morde não figura em nenhuma escala antropológica, pois, escapou à argúcia dos nossos mais acreditados zoologistas!”
°°°
10. “Todos que se deixaram encharcar de materialismo e, que dominados pela frivolidade, inspirados no imediatismo, pensam que o mundo é só o dia que passa e que o futuro a Deus pertence. Fórmula negativa de viver, já que há enorme diferença entre viver e deixar-se viver!”
°°°
11. “Estou positivamente convencido de que o meu mundo é esse aqui, onde todos me apreciam, todos me querem, todos me aplaudem!”
°°°
12. “Anos atrás eu rachava uma pedra de gelo ao meio com o jato de xixi. Hoje não empurro nem bola de naftalina!”
°°°
13. “A minha capacidade de luta e de renúncia se deve sobretudo a um pouco de ingenuidade. Uma ingenuidade que pode ser condenável num homem que vive do que produz, mas, uma ingenuidade que trocada em medalhas, em louros, serviu para que eu hoje não tenha nada que dizer do meu passado!”
°°°
14. “Em todos os Tribunais há jurisprudência pacífica sobre a matéria. Vamos deixar de bulha e paguem a música que consomem. Entrar de ignorância é que não se pode admitir!”
°°°
15. “Viver é plantar a semente, cuidar da árvore, colher os frutos, matar a fome. Deixar-se viver é repetir o destino do tronco que a corrente carrega ninguém sabe para onde e para quê, acabando às vezes engastalhado entre seixos ou largado na planície, apodrecendo a intempérie definitivamente inútil!”
°°°
16. “O feijão subiu, o leite subiu, a carne subiu, o cigarro subiu, a cerveja subiu. Há uma febre de ‘altitude’ na vida de nossa Terra!”
°°°
17. “Há pouco tempo trazia uma rosa em cada mão. Hoje, a mercadoria perfumada é mais farta e variada. Sinal de prosperidade!”
°°°
18. “Minha vida foi uma luta terrível, obstinada e penosa. Minhas armas de defesa foram: idealismo, escrúpulo, trabalho, caráter, produção e, acima de tudo, fé!”
°°°
19. “Solidão não é estar preso encarcerado, a cumprir alguma pena de prisão. Solidão é mais... É viver isolado, num vazio completo, com ilusão!”
°°°
20. “Minha vida sempre foi um mar encapelado. Detesto a superfície parada das lagoas. Se fui vitorioso, foi porque abri minha alma à luta com entusiasmo e esperança!”
°°°