![]() |
Afonso Celso de Assis Figueiredo — Visconde de Ouro Preto (2 de fevereiro de 1836 - 21 de fevereiro de 191221 de fevereiro de 1912) |
1. “Aquele que mais estima o ouro do que a virtude, há de perder a ambos!”
°°°
2. “Brasil republicano: ordem e progresso?”
°°°
3. “A monarquia, mesmo com seus defeitos, era preferível à república!”
°°°
4. “Também quero reformas na monarquia, mas vejo a república como uma solução precipitada e perigosa!”
°°°
5. “Forneço à História os subsídios indispensáveis para que ela profira juízo!”
°°°
6. “O último baile da Ilha Fiscal será inesquecível!”
°°°
7. “A relação entre a Igreja e o Império é bastante conflituosa!”
°°°
8. “A abolição da escravatura é vista como um avanço social, mas gerou ressentimento entre os grandes proprietários de terras que perderam sua força de trabalho e não receberam nenhuma indenização!”
°°°
9. “Faz muito bem quem vier trabalhar em nossa terra!”
°°°
10. “O tolo pensa que sabe tudo, o sábio aceita conselhos!”
°°°
11. “As pessoas assistem às coisas que acontecem aqui, bestializadas!”
°°°
12. “Somos reféns de uma reforma que não pedimos!”
°°°
13. “Vivemos um período de instabilidade política e crescente pressão por mudanças no governo!”
°°°
14. “A República se faz com uma parada brusca e uma revolta; com esse movimento contido de golpe?”
°°°
15. “A insatisfação dos militares com a monarquia cresceu, especialmente devido à falta de reconhecimento e valorização após a Guerra do Paraguai, além da proibição de participação política!”
°°°
16. “Não se pode dizer que Ouro Preto seja uma província. Ouro Preto é uma cidade que tem história e arquitetura preservada!”
°°°
17. “O atentado a Dom Pedro II foi, na realidade, uma suposta tentativa de assassinato contra o Imperador, perpetrada com um tiro, na noite de 15 de julho de 1889, por um jovem desorientado, que mal sabia segurar uma arma!” - (Referindo-se a Adriano Augusto do Valle, imigrante português de Coimbra, com cerca de 20 anos. O atirador foi posteriormente capturado pela polícia, bêbado em um bar)
°°°
18. “Se vamos mal com o Império, pior com a República!” - (Parodiando a frase: ‘Se mal com ela, ruim sem ela’, do Marechal Deodoro da Fonseca, principal protagonista da proclamação da República)
°°°
19. “A Proclamação da República ocorreu porque a elite brasileira estava insatisfeita com o reinado do Imperador!” - (Referindo-se ao segundo e último imperador do Brasil: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga - Dom Pedro II, que durou 58 anos, de 1831 até sua deposição em 1889)
°°°
20. “Fui deposto da Presidência do Conselho de Ministros e preso pelo movimento militar republicano!” - (Referindo-se ao movimento ocorrido em 15 de novembro de 1889, chefiado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que punha fim ao Governo Imperial. No mesmo dia à tarde, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, foi proclamada a República)
°°°