![]() |
Maria Fernanda Cândido (21 de maio de 1974) |
1. “A passagem do tempo não é agradável. Mas é uma condição que a gente enfrenta simplesmente pelo fato de estar viva!”
°°°
2. “A moda constitui um meio potente de expressão cultural!”
°°°
3. “Quando fui morar em Paris senti o quanto sou brasileira!”
°°°
4. “Sou uma pessoa normal, mas cada um atribui ao outro o que bem entende!”
°°°
5. “Com a maturidade, meu funil ficou mais estreito para as escolhas!”
°°°
6. “O que me frustra na vida? A nossa facilidade em mentir para nós mesmos!”
°°°
7. “A beleza: não devemos levar isso tão a sério, assim como também não devemos levar a sério as críticas!”
°°°
8. “Gente feliz, eu sempre digo: ‘não torra!’”
°°°
9. “A maturidade nos dá mais discernimento. A gente consegue distinguir o que realmente importa, o que são as prioridades, e não se dá mais tanta importância para banalidades!”
°°°
10. “A vida na França é boa. Mas eu sinto muita falta da nossa alegria, do calor humano, da música e da dança brasileira. Busco aproveitar o melhor de cada lugar. Não existe país perfeito, todos têm seus pontos positivos e negativos!”
°°°
11. “Talvez seja o momento de me conectar de novo comigo mesma!”
°°°
12. “Sou um ser meio só. O que me frustra na vida? A nossa dificuldade em dialogar e escutar o outro!”
°°°
13. “A gente atravessou, recentemente, um período muito sombrio, duro para todos, principalmente para quem trabalha na área cultural. Foi muito sofrido ser considerado um pária dentro do próprio país e ver a cultura sendo transformada em algo supérfluo e dispensável. A duras penas, atravessamos aquilo tudo e renascemos. Me assusta a possibilidade de vivermos um retrocesso, uma ditadura novamente!”
°°°
14. “O meu sonho é ser avó. Eu acho que ser avó vai ser maravilhoso. Porque a vó conta história e os netos gostam de escutar!”
°°°
15. “Não há tempo, tão curta é a vida, para discussões banais, amarguras, tirar satisfações. Só há tempo para amar!”
°°°
16. “Tudo o que é mais poético, mais sensível, me atrai!”
°°°
17. “Não consigo entender o posicionamento dela, não faz sentido algum para mim, é uma grande interrogação. Na época, eu e atores do filme, deixamos evidente termos posturas bem diferentes. Mas se recebesse outro convite da franquia, aceitaria!” - (Referindo-se a autora de ‘Harry Potter’ e ‘Animais Fantásticos’, J. K. Rowling, que foi acusada de transfobia)
°°°
18. “Vou usar um termo que costumo falar para os meus filhos: não tenho outro chip. Já eles, que são franco-brasileiros, têm dois. Esses códigos passam por muitas instâncias, pelo modo de pensar, pelos gestos, pelo comportamento nos ambientes e tudo mais. É difícil para mim. Vou dar um exemplo: gosto de chegar a uma boulangerie e dar bom dia, puxar papo com a dona, elogiar as tortas de morango. Isso é considerado quase uma ofensa, um desrespeito com quem está esperando para ser atendido!” - (Referindo-se aos dois filhos, Tomás (2006-) e Nicolas (2009-)
°°°
19. “Oito anos atrás, não poderia imaginar que trilharia uma carreira internacional. Me mudei por causa do meu marido, que precisava retornar à França. Achei que teria uma vida mais ligada à família!” (*)
°°°
20. “Me casei três vezes com o mesmo cônjuge. E aí é engraçado porque, dessa maneira, a paixão reacende, de novo e de novo. É uma relação que se recicla, a gente continua com a mesma parceria. Mas nada é fácil!” - (Referindo-se ao marido, o empresário francês Petrit Spahija, com quem está casada desde 2005)*
°°°
* Maria Fernanda Cândido participou do filme britânico: “Animais Fantásticos: os Segredos de Dumbledore” em (2022), parte da franquia Harry Potter, vivendo a personagem: “Bruxa Santos”. A atriz foi eleita, em 2000, em votação do programa dominical da “Rede Globo - Fantástico”, a mulher mais bonita do século XX.