![]() |
Waldir Pereira — Didi (8 de outubro de 1928 - 12 de maio de 2001) |
1. “Quem deve correr é a bola e não o jogador!”
°°°
2. “No meu tempo de jogador, o torcedor perguntava de quanto íamos ganhar. Hoje, a pergunta é quando o time vai ganhar?”
°°°
3. “O Botafogo foi o clube pelo qual mais disputei partidas de futebol, fiz 313 jogos e marquei 114 gols com a camisa alvinegra. Joguei no Fluminense e até no Real Madrid, mas sou botafoguense de corpo e alma!”
°°°
4. “Fui o autor do primeiro gol no Maracanã, na partida inaugural do estádio, em 1950!”
°°°
5. “A felicidade do atleta é ver preservada as suas memórias!”
°°°
6. “O Brasil tem os maiores jogadores do mundo. E eu, sem falsa modéstia, fui um deles!”
°°°
7. “Quem me vê andando pelas ruas do Rio, mesmo sem estar com a camisa do Botafogo, logo diz: este crioulo é algum troço na vida!”
°°°
8. “Fui o único técnico negro brasileiro em Copas do Mundo!”
°°°
9. “Existe técnica e não ciência, no chute com efeito de três dedos!”
°°°
10. “1958, foi o ano em que o mundo descobriu o Brasil!”
°°°
11. “A criatividade do jogador de futebol brasileiro é diferente de outros jogadores do mundo!”
°°°
12. “A Seleção Brasileira é minha referência, o Botafogo, minha paixão!”
°°°
13. “Treino é treino, jogo é jogo!”
°°°
14. “O futebol hoje em dia está cheio de filosofia barata, os jogadores reclamam de tudo. Na minha época a bola era pesada, de couro, imagina o peso quando chovia, triplicava e ninguém parava de jogar futebol e marcar gols por causa disso!”
°°°
15. “Tenho uma personalidade forte e levava sempre isso comigo para dentro de campo!”
°°°
16. “Essa máxima de dizer: quem não faz leva, é pura bobagem, senão nenhum jogo acabaria 0 a 0!”
°°°
17. “O apelido ‘Folha Seca’ quem me deu foi o Pelé. Eu sempre fui especialista em lances de bola parada, batia pelo alto, de três dedos, a bola caía igual a uma folha seca caí da árvore, bem no ângulo, inalcançável para o goleiro!” - (Referindo-se ao jogar de futebol brasileiro, Edson Arantes do Nascimento - Pelé)
°°°
18. “No dia que treino garantir pontos na tabela do campeonato, passo a me esforçar mais!” - (Em resposta às críticas da imprensa esportiva madrilenha, de que Didi não gostava de treinar)
°°°
19. “Nelson Rodrigues me apelidou de ‘Príncipe Etíope’. Ele dizia que era por causa da minha elegância dentro e fora de campo!” - (Nelson Rodrigues foi um jornalista e cronista de costumes e de futebol, considerado o mais influente dramaturgo do Brasil)
°°°
20. “Vamos lá, acabou a moleza, vamos encher esses gringos de gols!” - (Didi disse aos jogadores, após os brasileiros levarem um gol da anfitriã Suécia, aos 4 minutos, através de Liedholm, na final da Copa do Mundo de 1958, onde o Brasil se sagrou campeão ao vencer por 5X2)
°°°