![]() |
Knut Hamsun (4 de agosto de 1859 - 19 de fevereiro de 1952) |
1. “A verdade não é a objetividade nem a visão equilibrada; a verdade é uma subjetividade altruísta!”
°°°
2. “O amor é tão violento e perigoso como é o assassinato!”
°°°
3. “Devemos saber reconhecer não apenas o poder direto, mas o secreto da palavra!”
°°°
4. “Na velhice, somos como um amontoado de letras que alguém escreveu. Não estamos mais no passado, chegamos nele definitivamente!”
°°°
5. “As coisas funcionaram. Tudo funciona. Embora às vezes elas se exercitam de tédio!”
°°°
6. “Apesar da minha alienação de mim mesmo, eu estava consciente o tempo todo, que eu estava seguindo caprichos loucos sem ser capaz de fazer nada sobre isso!”
°°°
7. “Reclusão: não havia uma nuvem em minha mente, nem sentia nenhum desconforto, e não tive um único desejo ou desejo não cumprido, tanto quanto meu pensamento poderia alcançar!”
°°°
8. “Na minha solidão, estou em um estado de espírito infantil e, feliz e despreocupado, que você é incapaz de entender, a menos que alguém explique!”
°°°
9. “O amor foi a fonte da criação, o governante da criação; mas todos os caminhos do amor são marcados com flores e sangue!”
°°°
10. “A mais importante de todas as riquezas, a única que importa, é o dom da juventude!”
°°°
11. “Uma palavra pode ser transformada em calor, luz, cheiro. É tarefa do escritor usá-la de tal maneira que sirva, e nunca seja ignorada!”
°°°
12. “Não se esqueça, alguns dão pouco, e é muito para eles, outros dão muito, e não lhes custa quase nada; quem então deu mais?”
°°°
13. “O escritor deve ser capaz de se deleitar e rolar na abundância das palavras!”
°°°
14. “Tudo é baseado em suposições; mesmo o tempo, espaço, movimento e matéria, nada está além da suposição. O mundo não tem novos conhecimentos para transmitir; ele simplesmente aceita o que há!”
°°°
15. “Terra e mar mesclados, o mar jogou-se no ar em uma dança fantástica; naquele momento, pensei em muitas coisas ao mesmo tempo!”
°°°
16. “Eu amo três coisas: dizer; sonhar sonhos dos amores que eu tive; e amo viver na Terra de palavras e sonhos!”
°°°
17. “Eu estava mais familiarizado com a literatura e seus grandes nomes, eu poderia ir citando-os infinitamente e reconhecendo minha dívida pelo mérito que eles possuem e como são generosos o suficiente para me encontrar em seus trabalhos!”
°°°
18. “As belas rosas cor de sangue que arderam na manhã nevoenta e desinibida, me tornou ganancioso e tentado poderosamente para roubar cada uma. Mas sem talento para o crime, perguntei ao balconista o preço das rosas, apenas para que eu pudesse chegar mais perto delas!”
°°°
19. “Os homens mais simples são excelentes contadores de histórias, já os homens superiores, os mestres, os espíritos universais, têm que parar e procurar suas memórias se quiserem manter suas narrativas!”
°°°
20. “A linguagem deve ressoar com todas as harmonias da música. O escritor deve sempre, em todos os momentos, encontrar a palavra trêmula que capta a coisa e é capaz de desenhar um soluço da minha alma por sua própria razão!”
°°°
* Knut Hamsun foi laureado com o Prêmio Nobel de Literatura no ano de (1920).