![]() |
Sérgio Buarque de Holanda (11 de julho de 1902 - 24 de abril de 1982) |
1. “A inimizade pode ser tão cordial quanto a amizade!”
°°°
2. “Em terra onde há muito barão não há acordo possível!”
°°°
3. “Nunca fiz política!”
°°°
4. “O povo brasileiro é um ‘homem cordial’: o típico ser que age movido pelo sentimento, e não pela racionalidade!”
°°°
5. “Os conceitos de patrimonialismo e burocracia explicam os novos tempos!”
°°°
6. “A administração patrimonial e a burocrática no Brasil imperou, desde tempos remotos, o tipo primitivo da família patriarcal, o desenvolvimento da urbanização!”
°°°
7. “A Sociologia examina, com base na sociedade brasileira, a ligação estreita entre o que é público e o que é privado e seus limites!”
°°°
8 “A colonização espanhola, em muito caracterizada pela violência, modificou suas colônias de modo mais veemente!”
°°°
9. “O povo brasileiro é diversificado em comparação ao povo europeu, sumariamente homogêneo!”
°°°
10. “A rotina e não a razão abstrata foi o princípio que norteou os portugueses, nesta como em tantas outras expressões de sua atividade colonizadora. Preferiam agir por experiências sucessivas, nem sempre coordenadas umas às outras, a traçar de antemão um plano para segui-lo até o fim!”
°°°
11. “Para estudar o passado de um povo, de uma instituição, de uma classe, não basta aceitar ao pé da letra tudo quanto nos deixou a simples tradição escrita. É preciso fazer falar a multidão imensa dos figurantes mudos que enchem o panorama da história e são muitas vezes mais interessantes e mais importantes do que os outros, os que apenas escrevem a história!”
°°°
12. “As invasões holandesas no território brasileiro foram motivadas pelo interesse holandês em tomar controle do negócio açucareiro e por conta da rivalidade entre Portugal e Holanda, e desta com a União Ibérica!”
°°°
13. “A mudança de opiniões é, num pensador, o sinal mais evidente de sua vitalidade. Só os imbecis têm opiniões eternamente fixas!”
°°°
14. “Somos incapazes de agir de acordo com a letra da lei, o que explicaria a frouxidão das instituições e da organização social do país!”
°°°
15. “O homem brasileiro de outrora tinha como virtudes a hospitalidade, a generosidade e a expansividade emocional, características. Um legado da vida rural e colonial brasileira!”
°°°
16. “Às novas demandas econômicas, a formação do Brasil e dos brasileiros foi decorrente da mentalidade que compunha o caráter dos lusitanos!”
°°°
17. “A primeira prática do ‘jeitinho brasileiro’ aconteceu em 1946, quando um cidadão estrangeiro solicitou um visto ao consulado brasileiro. Na época, o indivíduo teve seu pedido registrado sob a profissão de agrônomo, quando, na verdade, ele era médico, como forma de ter o processo facilitado!”
°°°
18. “Eu busco a gênese, as raízes do processo histórico!”
°°°
19. “A cordialidade é como intimidade, horror à distância etc.; não quer dizer nem polidez nem civilidade!”
°°°
20. “A expressão: ‘homem cordial’, foi mal interpretada por brasileiros que não se deram ao trabalho de entender o que escrevi em ‘Raízes do Brasil!’” - (Raízes do Brasil possui cinco edições diferentes. A primeira de 1936 e a definitiva, publicada em 1969)
°°°