quarta-feira, 3 de julho de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — João Saldanha

João Alves Jobim Saldanha
[João Sem Medo]
(3 de julho de 1917 - 12 de julho de 1990)

1. “A vida me fez botafoguense e eu fiz da minha vida o Botafogo!” 
°°°
2. “Comecei no jornalismo esportivo em 1960 e nunca mais consegui me separar dele!”  
°°°
3. “É relativamente fácil entender o futebol, porque o futebol não tem grandes mistérios, nem grandes modificações!”
°°°
4. “O futebol brasileiro está atrasado uns 30 ou 40 anos!”
°°°
5. “A seção de esporte de um jornal é mais na base de escândalo da vida esportiva do jogador, do treinador, de quem está no meio, do que propriamente do jogo!” 
°°°
6. “Os bicheiros usam clubes de futebol numa espécie de habeas corpus para eles, serve para lavar dinheiro do jogo do bicho e para os outros negócios deles!”
°°° 
7. “A grande maioria dos brasileiros é de classe média empobrecida, e o resto não está nem aí para a pobreza!” 
°°°
8. “O brasileiro tem essa coisa ufanista do hino nacional, do positivismo da bandeira: ‘Ordem e Progresso’, essa merda que infelizmente o Brasil cultiva e acha que é o máximo. Somos talvez o segundo país mais atrasado do mundo... O primeiro é a Índia!”
°°°
9. “Me apelidaram de João Sem Medo. Eu sempre fui contra os governos, principalmente os governos militares, chamava ele de bandidos!” 
°°°
10. “Sou um apaixonado pela verdade, caminhando em tempos de ilusão!”
°°°
11. “Lembro que quando trabalhei lá no Última Hora, ganhei o mesmo salário por anos. Às vezes ganhava um pequeno aumento. Ser técnico de futebol pagava melhor, mas demite a gente de forma pior!” 
°°°
12. “Hoje em dia, a seleção brasileira é só um time com camisa amarela e mais nada, com meia dúzia de malandros em cima para ganhar dinheiro. Eles vendem para a televisão, para os anunciantes, eles vendem para todo mundo. Não precisa nem ir gente no campo, o jogo está vendido!” 
°°°
13. “Se concentração ganhasse jogo, o time do presídio não perdia uma partida!” 
°°°
14. “O comentário na televisão tem que ser muito pequeno, curtinho, porque o resto o cara está vendo. E no rádio não, no rádio você tem que explicar, procurar transmitir a imagem!” 
°°°
15. “Prefiro a vida modesta de jornalista, você ganha, dá pra ir tocando a vida!”
°°°
16. “Eu fui diretor da UNE. Tive que fugir do Brasil em 1949, depois do tiroteio que aconteceu lá. Passei seis anos fora do Brasil sendo acusado de ser comunista. Mas naquela época todo mundo era rotulado de comunista. Os militares, mesmo sem perceber, banalizaram o comunismo!”
°°°
17. “Os técnicos de futebol no Brasil sempre dizem: eles perderam, nós empatamos, eu ganhei. Esse é o verbo que eles conjugam. Mas isso é uma necessidade para garantir o emprego deles!”
°°°
18. “O presidente escolhe seus ministros e eu convoco a seleção!” - (Referindo-se a exigência do presidente militar, Emilio Gastarazu Médici de que Dario - Dadá Maravilha, fosse convocado para seleção na Copa de 1970. Saldanha foi demitido do cargo e substituído por Zagallo)
°°°
19. “Eu trabalhei na China quase dois anos. A China nunca teve um governo central lá, tem vários governos. Tomava conta a dinastia Ming, lá do sul, a outra lá do norte, a dinastia Manchu. Outro dia apareceu um filme sobre o Imperador de Pequim, o cara não foi Imperador da China coisa nenhuma, foi Imperador Manchu. Foi metido lá numa dessas tentativas de negócio, pega o rei, bota lá e depois tira. E passa um filme desses... Filme mentiroso, do começo ao fim!” - (Referindo-se ao  filme: “O Último Imperador”, do cineasta e roteirista italiano Bernardo Bertolucci)
°°°
20. “‘Quem não faz, leva’, ‘Quem tem um não tem nada’. Essas frases são do Gentil, ele era um fanfarrão. Mas, nada disso existe no futebol!” - (Referindo-se a Gentil Alves Cardoso, técnico de futebol, uma das figuras mais folclóricas do esporte brasileiro)
°°° 

Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL