![]() |
Rosane Mattos Kaingang [nome indígena: Kokoj - que significa: Beija-flor] (3 de Junho de 1962 - 16 de outubro de 2016) |
1. “Cada povo tem sua forma de olhar o uso da terra, sua forma de pintura, a cultura tradicional, então nós somos povos diferentes uns dos outros!”
°°°
2. “Nós estamos num país capitalista, que arrasou os povos indígenas e ainda arrasa. Quando o capital entrou, aniquilou conosco dentro das nossas terras!”
°°°
3. “A luta pela terra, pelo território nos une fortemente. É a luta pela preservação dos direitos indígenas!”
°°°
4. “Nós, mulheres de todos os povos indígenas, temos sofrimentos parecidos. Precisamos unir nossas forças e buscar caminhos para colaborar na luta pela terra!”
°°°
5. “A mulher indígena precisa ouvir a sua intuição, perceber seus sonhos, ouvir a voz interior de sua ancestralidade!”
°°°
6. “No território indígena, o silêncio é sabedoria milenar. Aprendemos com os nossos ancestrais a ouvir, mais que falar!”
°°°
7. “A coisa mais certa que nós indígenas temos dentro de nós mesmos é a esperança!”
°°°
8. “Nós povos indígenas existiremos, pois nunca deixamos de existir!”
°°°
9. “Os brancos escondem suas verdades no fundo do coração deles, uma verdade que existe e que desconhecem!”
°°°
10. “Mulheres indígenas tem o poder de gerar novas lideranças, novas gerações de indígenas!”
°°°
11. “Índios e brancos, todos temos dentro de nós guerreiros e vilões, luz e escuridão, coragem e medo, céu e inferno, alegrias e tristezas, temos vida e morte!”
°°°
12. “Nós sofremos todo tipo de violência e miséria, morremos de tantas formas e em nome dessa riqueza que está aí, nas mãos erradas!”
°°°
13. “A identidade indígena nos torna pertencentes a um povo!”
°°°
14. “O papel do ensino superior é multiplicar formadores para que nós construamos um Brasil melhor, com qualidade de vida para todos nós!”
°°°
15. “Estarmos na efetivação e execução dos direitos conquistados pelos povos originários!”
°°°
16. “Vivo num país que se diz democrático e a gente vê que não tem nada de democracia!”
°°°
17. “Escutem os povos originários. Nós queremos dizer para vocês o nosso ponto de vista conforme a nossa cosmovisão, conforme a nossa organização política e cultural do nosso povo!”
°°°
18. “Estarmos lutando pela efetivação dos nossos direitos, para vermos eles serem executados de forma concreta em relação aos nossos povos e aos nossos desejos e reivindicações. Hoje nós estamos lutando para que os direitos indígenas permaneçam!”
°°°
19. “Nós não queremos mais ser tratados dessa forma, com essa política que vocês fazem para nós, com essas interferências em nossas terras e em nossa organização social, política e cultural, nós não queremos mais!”
°°°
20. “Quando você forma, você vai formar crianças, adolescentes e jovens que vão cuidar desse futuro do Brasil, e se esses jovens não forem capacitados politicamente e não tiverem um compromisso com a sociedade brasileira, então que tipo de Brasil nós queremos no futuro?”
°°°