![]() |
Cleenewerck de Crayencour — Marguerite Yourcenar (8 de junho de 1903 - 17 de dezembro de 1987) |
1. “Ninguém ainda sabe se tudo apenas vive para morrer, ou se morre para renascer!”
°°°
2. “Em todas as épocas há pessoas que não pensam como as outras. Ou seja, que não pensam como os que não pensam!”
°°°
3. “Os defeitos são por vezes os melhores adversários que podemos opor aos vícios!”
°°°
4. “Nunca trinquei o pão das casernas sem ficar maravilhado por a digestão daquela massa pesada e grosseira poder transformá-la em sangue, em calor, talvez em coragem!”
°°°
5. “A amizade é, acima de tudo, certeza. É isso que a distingue do amor!”
°°°
6. “A condição das mulheres é determinada por estranhos costumes: elas são ao mesmo tempo dominadas e protegidas, fracas e poderosas, excessivamente desprezadas e excessivamente respeitadas!”
°°°
7. “O amor é uma condenação que não se pode suportar sozinho!”
°°°
8. “Era demasiado jovem para ter ideia de que a existência não é feita dos arrebatamentos súbitos e das obstinadas constâncias, mas de compromissos e de esquecimentos!”
°°°
9. “Algo que se realiza duas ou três vezes por dia e cujo o fim é alimentar a vida merece certamente todos os nossos cuidados!”
°°°
10. “Quem pretende se lembrar de uma conversa palavra por palavra não passa para mim de um mitômano. De minha parte, só retenho fragmentos, um texto cheio de lacunas, como um documento roído pelos vermes. Não ouço minhas próprias palavras, mesmo no instante em que as pronuncio. As do outro me escapam, e não me lembro senão de um movimento de lábios à altura dos meus. O resto não passa de uma reconstituição arbitrária e falseada, e isso vale igualmente para outras conversas que tenho!”
°°°
11. “O romance devora hoje todas as formas: estamos quase obrigados a passar por ele!”
°°°
12. “Não é difícil alimentar pensamentos admiráveis quando as estrelas estão presentes!”
°°°
13. “Podemos comandar algumas vezes nossos atos. Comandamos um pouco menos nossos pensamentos, e não comandamos absolutamente nossos sonhos!”
°°°
14. “Os livros não contêm a vida. Contêm apenas as suas cinzas!”
°°°
15. “O álcool tira as ilusões. Depois de alguns goles de conhaque já não penso em nada!”
°°°
16. “A felicidade é uma obra-prima: o menor erro falseia-a, a menor hesitação altera-a, a menor falta de delicadeza desfeia-a, a menor palermice embrutece-a!”
°°°
17. “Quando perco tudo, resta-me Deus!”
°°°
18. “A liberdade das mulheres de hoje, maior ou pelo menos mais visível do que a dos tempos antigos, não passa de um dos aspectos da vida mais fácil das épocas prósperas; os princípios e mesmo os preconceitos não foram seriamente atingidos!”
°°°
19. “Apesar de todo o cuidado que possamos tomar, é extremamente difícil evitarmos o sofrimento que causamos!”
°°°
20. “O verdadeiro lugar de nascimento é aquele em que lançamos pela primeira vez um olhar inteligente sobre nós mesmos: minhas primeiras pátrias foram os livros. Em menor escala, as escolas!”
°°°