![]() |
Jürgen Habermas (18 de junho de 1929) |
1. “O agir comunicativo fundamenta-se na força sem violência do discurso argumentativo!”
°°°
2. “A comunicação é a principal, senão a única, forma de resolver conflitos!”
°°°
3. “Uma reivindicação só pode ser manifestada por um falante diante de no mínimo um ouvinte!”
°°°
4. “Quando os costumes são suficientes, as leis são desnecessárias. Quando os costumes são insuficientes, é impossível fazer respeitar as leis!”
°°°
5. “O terrorismo global é extremo tanto na falta de objetivos realistas, quanto na exploração cínica da vulnerabilidade de sistemas complexos!”
°°°
6. “O único conhecimento que pode verdadeiramente orientar a ação, é o conhecimento que se liberta de meros interesses humanos e é baseado em ideias!”
°°°
7. “O universalismo igualitário, de onde surgiram as ideias de liberdade e solidariedade social, de uma conduta anônima de vida e emancipação, da moralidade individual da consciência, dos direitos humanos e da democracia, é o herdeiro direto da ética judaica da justiça e da ética cristã do amor. Esse legado, substancialmente inalterado, tem sido objeto de contínua apropriação e reinterpretação crítica!”
°°°
8. “Ninguém é trapaceiro, sendo um psicótico ou um bêbado!”
°°°
9. “A dualidade entre fatos e decisões, leva à validação do conhecimento fundado nas ciências da natureza e desta forma elimina-se a práxis vital do âmbito destas ciências. A divisão positivista entre valores e fatos, longe de indicar uma solução, define um problema!”
°°°
10. “Não pode haver intelectuais se não há leitores!”
°°°
11. “Uma vez que nossas sociedades complexas são altamente suscetíveis a interferências e acidentes, elas certamente oferecem oportunidades ideais para uma interrupção imediata das atividades normais!”
°°°
12. “O discurso designa uma forma de comunicação deliberativa, em contextos de crítica e debate, em que as pretensões de validade são tematizadas quando da busca pelo entendimento mútuo, que acontece em situações de conflito!”
°°°
13. “À luz da esfera pública, é o que consegue aparecer, onde tudo se torna visível para todos!”
°°°
14. “O contextualismo é apenas o outro lado do logocentrismo!”
°°°
15. “Não afirmo que os homens gostariam de agir de modo comunicativo, mas que eles são obrigados a agir desta maneira!”
°°°
16. “Incluir não é só trazer para perto, mas também respeitar e crescer junto com o outro!”
°°°
17. “Uma democracia da pós-verdade não seria mais uma democracia!”
°°°
18. “Somente pela externalização, entrando nas relações sociais, podemos desenvolver a interioridade de nossa própria pessoa!”
°°°
19. “Hoje, a linguagem do mercado penetra todos os poros e força todas as relações interpessoais ao esquema da preferência individual!”
°°°
20. “Só quem assume a história de sua vida pode ver nela a realização de si mesmo. A responsabilidade de assumir o controle da própria biografia significa ter clareza sobre quem se quer ser!”
°°°