sexta-feira, 21 de junho de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — Graça Aranha

José Pereira da Graça Aranha
(21 de junho de 1868 - 26 de janeiro de 1931)

1. “A civilização é uma violência do homem à natureza!”
°°°
2. “Aquele que transforma em beleza todas as emoções sejam de melancolia, de tristeza, prazer ou dor, vive na perfeita alegria!”
°°°
3. “Eu não fujo da doce tristeza, reveladora do meu ser, razão da minha energia e força do meu pensamento!”
°°°
4. “A marcha da ciência é como a nossa planície do deserto: o horizonte foge sempre!”
°°°
5. “Nenhum preconceito é mais perturbador à concepção da arte que o da beleza!”
°°°
6. “A liberdade é como a própria vida: nasce e cresce na dor!”
°°°
7. “Firmeza nos sonhos nos salvam!”
°°°
8. “O amor está no riso de graça, na força dos atos, no astral dos casais tão bonitos!”
°°°
9. “O sonho ama o passado, a morte ama a vida!”
°°°
10. “No meu rosto se estampava o riso continuo e fatigante, mas tu, tristeza, não estavas longe!” 
°°° 
11. Oh, Melancolia... Minha alma é a morada tranquila onde reinas docemente!”
°°°
12. “A dor é boa, porque faz despertar em nós uma consciência perdida; a dor é bela, porque une os homens. É a liga intensa da solidariedade universal. A dor é fecunda, porque é a fonte do nosso desenvolvimento, a perene criadora da poesia, a força da arte. A dor é religiosa, porque nos aperfeiçoa, e nos explica a nossa fraqueza nativa!”
°°°
13. “A tristeza, me faz ir até ao fundo das remotas raízes do meu espírito. Pela tristeza compreendo a agonia da vida!” 
°°°
14. “Que o meu rosto não mais se desfigure pelas viagens do riso cansado e matador!”
°°°
15. “A melancolia sentou à minha porta, numa postura de resignação e silêncio!”
°°°
16. “Faço do sofrimento humano universal, o motivo da minha própria dor!”
°°°
17. “Os braços estendidos são abismos, nesse doloroso e invencível amor!”
°°°
19. “O Sol moribundo afastava de mim os homens, para quem a eterna alegria é a morte!”
°°°
20. “O brasileiro, logo que enriquece um pouco, dá-se por satisfeito, julga-se muito rico, descansa, diverte-se. Aparece-lhe o espírito latino, que o domina e o limita. O americano prossegue sempre no caminho da riqueza. Nada lhe basta. Aspira a um poder fabuloso da riqueza. Tem o culto do ilimitado!”
°°°
* Graça Aranha  foi um dos fundadores da ABL - Academia Brasileira de Letras, cadeira 38 (Patrono: Tobias Barreto).

Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL