![]() |
Severino Dias de Oliveira — Sivuca (26 de maio de 1930 - 14 de dezembro de 2006) |
1. “Cada músico tem o som que merece!”
°°°
2. “Posso ser erudito e popular no mesmo acorde!”
°°°
3. “Não há sol quando a pessoa amada se vai, enfatiza a escuridão emocional que toma conta de mim!”
°°°
4. “Tenho fumo de rolo para vender, quem quer comprar?”
°°°
5. “Se eu fosse um instrumento musical, eu gostaria de ser um berimbau. O acordeão é pesadão, o berimbau é levinho!”
°°°
6. “A música é simples, está dividida em duas: boa e ruim. Eu faço boa música!”
°°°
7. “Nem todos os músicos se dedicam à música, alguns fazem música comercialmente!”
°°°
8. “Ubuntu, eu sou, porque queremos humanidade para todos!”
°°°
9. “Comecei a tocar acordeão na infância, mas achava cansativo. Que criança quer passar a vida segurando um instrumento pesado cheio de teclas, se a bola quicava bem perto de mim, sem maiores complicações?”
°°°
10. “O menino, hoje, não sabe mais nada, e nem pode saber. Não pode porque vai a uma discotheque e passa lá a noite inteira ouvindo esse som ‘incrível’, ouvindo dois mil watts. Sabe lá o que é isso? Isso é uma imposição vinda das multinacionais!”
°°°
11. “Se a música brasileira de qualidade não vende mais é porque as grandes empresas impedem, através do monopólio que exercem, através de um dumping financeiro, dando condições às vezes excepcionalmente vantajosas para o comerciante, coisa que as pequenas gravadoras e os produtores independentes não têm meios de fazer!”
°°°
12. “Quando eu vi, comecei a ganhar até dólares fazendo música!”
°°°
13. “Desde criança me dediquei à música, pois sendo albino, ficava impedido de trabalhar no campo!”
°°°
14. “A invasão das multinacionais no Brasil] foi um projeto feito propositalmente para minar a nossa cultura. A juventude, hoje, está completamente alienada!”
°°°
15. “Nunca abandonarei o trabalho social que faço com os jovens. Os jovens precisam ser nutridos pela música!”
°°°
16. “Um dos nossos problemas deve-se à concentração dos meios de comunicação no Sul. Isto significa dizer que o Nordeste, hoje, não conta com nada para fazer alguma coisa no cenário musical!”
°°°
17. “Sou inquieto, albino e multi-instrumentista e tem gente que me confunde com o Hermeto, e eu tenho orgulho disso!” - (Referindo-se ao também albino, compositor, arranjador e multi-instrumentista brasileiro Hermeto Pascoal)
°°°
18. “Tatuí é o lugar onde planta-se cana e colhe-se bemóis e sustenidos. É onde o pessoal vive a democracia musicista!” - (Referente ao município brasileiro do estado de São Paulo, que dá nome à sua Microrregião. Tatuí é popularmente considerada a Capital da Música Brasileira)
°°°
19. “Miles Davis foi quem me fez fazer as pazes com esse maldito instrumento chamado acordeão!” - (Referindo-se a Miles Dewey Davis III, um trompetista de jazz americano, compositor e bandleader de jazz, considerado um dos músicos mais influentes do século XX)
°°°
20. “Eu sou o arroz e o Gonzagão é o feijão, juntando os dois, eu faço o meu baião... Meu baião de dois!” - (Referindo-se a Luiz Gonzaga do Nascimento, também conhecido por: “Gonzagão”, que foi um compositor, cantor e acordeonista brasileiro, conhecido como o “Rei do Baião”)
°°°