domingo, 14 de abril de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — Volpi

Alfredo Volpi
(14 de abril de 1896 - 28 de abril de 1988)

1. “Sou tímido. Eu não falo, eu pinto!”
°°°
2. “Nossa origem, nossa casa reflete nossa arte!”
°°°
3. “Por que as bandeirinhas juninas são o tema principal dos meus trabalhos? Eu pinto bandeirinhas, nunca determinei de qual mês!”
°°°
4. “Sou pintor de um país operário!”
°°°
5. “Eu adoro figuras, principalmente se retratam homens do campo!” 
°°°
6. “As bandeirinhas trazem uma claridade festiva aos meus quadros!”
°°° 
7. “Passo o dia inteiro pintando, até acabar a luz natural!”
°°°
8. “É lógico que um pintor gosta de ver o trabalho que os outros estão fazendo e pode ser ajudado por esses trabalhos. Mas no meu caso não são influências!”
°°°
9. “Não me importo com os dias ruins da colheita, mas com as sementes que planto!”
°°°
10. “Você põe a primeira cor. Olha. Ai põe a segunda. Olha de novo. Se está certo você vê. Se está errado, você percebe e apaga!”
°°°
11. “Quando os concretistas surgiram, me convidaram a fazer parte do grupo. Cheguei a participar de uma coletiva com eles, penso que foi em 1957, mas apesar de achar que na época havia finalidade entre o que eu estava fazendo e o trabalho deles, não passou disso!” 
°°°
12. “Ganhei um prêmio na Bienal de São Paulo, em 1953, e representei o Brasil duas vezes na Bienal de Veneza. Não sou homem de colecionar vaidades, mas me orgulho desses fatos!” 
°°°
13. “Por que um homem pinta? Pelo mesmo motivo que o leva a ser mecânico. Apenas, é claro, o pintor resolve problemas de arte, existindo aí um processo mais criativo. Mas é sempre um trabalho, uma profissão!” 
°°°
14. “Mudei-me com meus pais para São Paulo em 1897, era apenas uma criança de um ano, não tinha referências da Itália. Minha arte é 100% brasileira, só minha assinatura nas telas é italiana!” 
°°°
15. “O trabalho manual sempre descansa e o preparo da tela é essencial, porque essas coisas comerciais que vendem por aí não me interessam!”
°°°
16. “Em meus quadros, o passado e o popular se tornam contemporâneos!”
°°°
17. “Quando me sinto cansado, e pintar cansa, jogo infindáveis partidas de paciência nos fins de tarde!”
°°°
18. “Meu problema na pintura é simples: forma, linha e cor!”
°°°
19. “É preciso ter um estilo, valorizar a arte fazendo suas próprias peças!”
°°°
20. “Ganhei muito dinheiro com as minhas obras, mas vivo modestamente num sobrado do bairro de Cambuci a vida toda!” - (Cambuci é um bairro situado na região central do município de São Paulo, onde Volpi viveu, pintou e morreu)
°°° 

Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL