terça-feira, 30 de abril de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — Maciel Monteiro

Antônio Peregrino Maciel Monteiro
[2º Barão de Itamaracá]
(30 de abril de 1804 - 5 de janeiro de 1868)

1. “Esvaiu-se a visão, qual nuvem áurea ao bafejar da vespertina aragem; se aos olhos eu perdia a imagem sua, no meu peito eu achava a sua imagem!”
°°°
2. “Na pujança do voo a águia é soberba!”
°°°
3. “A natureza e a arte vão dando as mãos em seus dons!”
°°°
4. “Aos meus ouvidos você repetiu adeus!”
°°°
5. “Paixão que goza, sofre, canta e geme!” 
°°°
6. “Cantas na terra, são teus hinos, harmonias que ouviste nas alturas!”
°°° 
7. “Meus olhos ilusos descobriram numa amável visão a imagem dela!” 
°°°
8. “Apenas onde ela ia me mostravam  seus olhos lacrimosos!”
°°°
9. “Formosa, qual pincel em tela fina... Na primavera rosa purpurina!” 
°°°
10. “Quem pode amar-te, sem morrer de amores?”
°°°
11. “Frisava do Oceano a face lisa das águas!” 
°°°
12. “Da mão de Deus no ardor do entusiasmo, és anjo ou és mulher, tu que nos roubas?” 
°°°
13. “Se da mulher teu corpo veste a forma, arde no gênio tua chama divina. Mulher ou anjo? Cumpre a missão tua!” 
°°°
14. “Cego: nada mais via eu, nem mesmo um raio!”
°°°
15. “A brisa sussurrante ufana o tesouro que levava!”
°°°
16. “Formosa, qual se a própria mão divina... Astro gentil, estrela peregrina!”
°°°
17. “Das urnas sagradas se evapora: eis porque tua voz parece ungida!”
°°°
18. “A luz confusa que me sorria, vinha dos olhos seus!”
°°°
19. “Ela foi-se... E com ela foi minha alma!”
°°°
20. “Seja a crença deleite, a fé doçura; toda a terra ame ao céu nos seus prodígios. Adore o Criador na criatura!”
°°° 
* Maciel Monteiro foi indicado por Joaquim Nabuco (um dos fundadores da ABL - Academia Brasileira de Letras), como Patrono da cadeira 27.


Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL