quinta-feira, 18 de abril de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — Antero de Quental

Antero Tarquínio de Quental
(18 de abril de 1842 - 11 de setembro de 1891)

1. “Ter sido moço é ter sido ignorante, mas inocente!”
°°°
2. “Pois não era melhor na paz clemente, do nada e do que ainda não existe, ter ficado a dormir eternamente?”
°°°
3. “Que é o mundo ante mim? Fumo ondeando, visões sem ser, fragmentos de existências. Uma névoa de enganos e impotências sobre o vácuo insondável rastejando!”
°°°
4. “Irmãos, amemo-nos. É a hora... É de noite que os tristes se procuram, com paz e união entre si juram!”
°°°
5. “A estrada da vida anda alastrada de folhas secas e mirradas flores. Eu não vejo que os céus sejam maiores, mas a alma, essa é que eu vejo mais minguada!”
°°°
6. “É a saudade, que nos rói, mina e gasta, como à pedra a gota d'água!”
°°°
7. “Na mão de Deus, na sua mão direita, descansou afinal meu coração!”
°°°
8. “Só quem sabe o que são lágrimas, só esse sabe o que é amor!”
°°°
9. “Deixá-la ir, a alma lastimosa, que perdeu fé, paz e confiança, à morte queda, à morte que é silenciosa!” 
°°°
10. “A mim mesmo pergunto, e não atino, com o nome que dê a essa visão que ora amostra ora esconde o meu destino!”
°°°
11. “Não sei sorrir: se estou desesperado!”
°°°
12. “Senti um monstro em mim nascer nessa hora, e achei-me de improviso feito fera... É assim que rujo entre leões agora!”
°°°
13. “O coração, feito valente, na escola da tortura repetida, e no uso do pensar tornado crente!”
°°°
14. Possam das minhas lágrimas cruéis, nascer sob os teus pés flores fiéis, que agora pisas!
°°°
15. “Viver não foi em vão, se isto é vida, nem foi demais o desengano e a dor!”
°°°
16. “Falo-te, e tu se calas... Calo, e vens atento... És um pai, um irmão, e és um tormento, ter-te a meu lado... És um tirano, e eu adoro-te!”
°°°
17. “Se nada há que me aqueça esta frieza; se estou cheio de fel e de tristeza... É de crer que só eu seja o culpado!”
°°°
18. “É preciso passar sobre ruínas, como quem vai pisando um chão de flores!”
°°°
19. “Mas quem de amor nos lábios traz doçura, esse é que leva a flor de uma alma pura!”
°°°
20. “Assim a vida passa vagarosa: o presente, aspirar sempre ao futuro: o futuro, uma sombra mentirosa!”
°°°


Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL