![]() |
Tobias Smollett (19 de março de 1721 - 17 de setembro de 1771) |
1. “Fatos são coisas teimosas!”
°°°
2. “Escrever é uma loteria. Fui um perdedor nas obras dos maiores homens da época!”
°°°
3. “Tuas flechas fatais movem-se infalivelmente, eu me curvo diante do teu altar, amor!”
°°°
4. “Natureza e sabedoria não são, mas deveriam ser, companheiras!”
°°°
5. “Algumas pessoas são sábias e outras não!”
°°°
6. “Falso como a armadilha astuta do caçador!”
°°°
7. “O que retorna é a nostalgia aristocrática!”
°°°
8. “O crepúsculo do épico vive em meu ser!”
°°°
9. “Até as cerejas perdem o sabor, sem amor!”
°°°
10. “A verdadeira coragem despreza desabafar sua destreza em uma tempestade de palavras; e, para os valentes, às ações falam por si!”
°°°
11. “Alguém sabia falar grego ou tinha alguma qualificação em alguma língua bárbara e corrupta que eu não conseguia entender?”
°°°
12. “Em todos os lugares onde parávamos, ela subia ao palco e agitava os braços enferrujados, sem conseguir fazer uma conquista!”
°°°
13. “Assim como o amor pode abençoar primorosamente, o amor só sente o maravilhoso da dor; abre novas veias de tortura na alma, e desperta o nervo onde as agonias nascem!”
°°°
14. “Agudas são as dores do amor infeliz, e da paixão não aprovada: mas onde desejos consentidos se encontram, e votos reciprocamente respirados, confirmam o laço, alegria rola sobre alegria, uma corrente inesgotável. E a virtude coroa a cena sagrada!”
°°°
15. “Exultar até mesmo com um inimigo oprimido e acumular aflições sobre os aflitos é a marca e o pequeno triunfo de uma alma covarde!”
°°°
16. “Mandar embora o ofendido sem reparação, por maior que seja o ofensor, ou o injustiçado por mais obscuro que seja, perverso, fraco e vil: degrada, nega e deveria destronar um rei!”
°°°
17. “Hoje, coberto de neve, o inverno rigoroso governa a planície devastada, logo a terra abundante revela seus estoques, e a primavera adorna o ano: e não deveríamos nós, enquanto o destino, como o inverno, franzir a testa, esperando uma felicidade giratória?”
°°°
18. “Aqueles salões esculpidos que meus pés nunca pisarão, onde o vício e a vaidade envernizados se combinam, para deslumbrar e seduzir, suas bandeiras se estendem, e forjam algemas vis para a mente livre!”
°°°
19. “Teu espírito, independência, deixa-me compartilhar, senhor do coração de leão e do olho de águia. Teus passos eu sigo com meu peito nu, nem dou atenção à tempestade que uiva pelo céu!”
°°°
20. “Não faça como os marinheiros, que ganham dinheiro levando um vida de cão e gastando como burros!”
°°°