quarta-feira, 6 de março de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — Silva Ramos

José Júlio da Silva Ramos
(6 de março de 1853 - 16 de dezembro de 1930) 

1. “Sêde sábios se o puderdes ser, mas, antes de tudo, sêde bons!”
°°°
2. “Duplo egoísmo altruísta, a cujo enleio, no próprio coração cada qual sente a chama que em si nutre o incêndio alheio!”
°°°
3. “Se o que eu sinto por ti sentir pudera, então, sorrindo, eu te diria: espera, e hoje, chorando, não te espero mais!”
°°°
4. “Como há de o homem viver em paz com os outros homens, se não vive em paz consigo mesmo? Se continua a alimentar as ruins paixões: a inveja, o ciúme, o ódio, os amores inconcessos que lhe vão corroendo todas as entranhas e afrouxando todas as fibras!”
°°°
5. “A verdade é que uma cidade não tem mais direito do que um homem a ser miserável!” 
°°°
6. “Vida de dois, em cada um vivida, vida de um só vivida em dois... Perca o ser uno, sendo à outra unida!”
°°° 
7. “Quantas vezes me viste sem eu te ver; e quantas eu te vi que não me viste? E só agora, ao ver que me fugiste, eu vejo o que perdi, em te perder!” 
°°°
8. “Como luz, a lua tem unicamente este defeito: o de não ser luz. Como há de alumiar, ela que, por sua vez, necessita de ser alumiada? Ela a fraca, ela a doente, ela a pálida lua dos amantes. O seu reflexo mantém nas calçadas uma meia obscuridade, decerto muito propícia aos Romeus em cujo seio as Julietas entornam suspiros!”
°°°
9. “Alistai-vos nos exércitos da paz, propagai aos idéias de concórdia em todos os meios em que vos encontrardes: na família, nos grêmios, nas academias, nos congressos!” 
°°°
10. “Aqui, nesta Veneza americana, quem quiser divagar, por noites de luar, o instrumento de que se deve munir não é o mandolim, é o apito, pois os legisladores provinciais querem que a cidade se abstenha de dar-se ao luxo de uma iluminação pública, em noites de luar!”
°°°
11. “Tenha fé e determinação para conquistar todos os teus sonhos, procure sempre viver o hoje, pois o ontem não mais é!”
°°°
12. “Afirmo: o amor não é algo tão lindo!” 
°°°
13. “O mistério do amor onipotente, que eternamente eu viva no teu seio, e vivas tu no meu eternamente!”
°°°
14. “Eu e tu: a existência repartida por duas almas; duas almas numa só existência. Tu e eu: a vida de duas vidas que uma só resuma!” 
°°°
15. “Como elemento econômico, a lua só pode produzir uma coisa: o ridículo. Um astro encerrado num decreto: a luz do luar a render o lampião!”
°°°
16. “Nenhum problema dos maiores em cuja solução ainda empenhada a humanidade, considero de mais alto valor do que o da paz universal!”
°°°
17. “Estranha condição do estranho ser, que alegre vive nesta vida triste: que só saibamos em que o bem consiste, quando o bem só consiste no morrer!”
°°°
18. “Ninguém nos afiança que seja precisamente uma flor o que nos cairá na nossa cabeça, em uma noite de luar, na Rua Direita!”
°°°
19. “Nada nos pertence tanto quando os nossos sonhos!”
°°°
20. “Se me sentisse capaz de odiar quem quer que fosse, primeiro, odiaria a mim mesmo!”
°°° 
* Silva Ramos foi um dos fundadores da ABL - Academia Brasileira de Letras, cadeira 37 (Patrono: Tomás António Gonzaga).


Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL