sábado, 23 de março de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — Moacyr Scliar

Moacyr Jaime Scliar
(23 de março de 1937 - 27 de fevereiro de 2011)

1. “O ato de escrever é uma sequela do ato de ler!”
°°°
2. “Para escrever: não preciso de silêncio, não preciso de solidão, não preciso de condições especiais. Preciso só de um teclado!”
°°°
3. “Letra de médico já se tornou sinônimo de hieróglifo, de coisa indecifrável!”
°°°
4. “Esquecimento é quando a gente não sabe onde deixou a chave do carro. ‘Alzheimer é quando a gente encontra a chave, mas não sabe para que serve!”
°°°
5. “Sim, o amor é belo, o amor é sublime, mas como se faz para despertar amor em alguém que não nos ama? Esta é uma questão que atormenta há milênios aqueles que são vítimas da paixão não correspondida!”
°°°
6. “Ao entrar na faculdade, os futuros médicos passam por dois rituais de iniciação. Um é a recepção aos calouros sob forma de trote, um costume que no passado chegou a provocar revolta. O outro ritual de iniciação é representado pelo cadáver!”
°°°
7. “Acredito, sim, em inspiração, não como uma coisa que vem de fora, que baixa no escritor, mas simplesmente como o resultado de uma peculiar introspecção que permite ao escritor acessar histórias que já se encontram em embrião no seu próprio inconsciente e que costumam aparecer sob outras formas; o sonho, por exemplo. Mas só inspiração não é suficiente!” 
°°°
8. “Claro que há uma química da paixão, representada pelos hormônios. Mas a verdade é que o amor continua sendo um mistério não decifrado pela medicina. E é bom que seja assim. Sem o mistério do amor, a vida não teria graça!”
°°°
9. “Na Idade Média, uma das substâncias mais usadas nos feitiços do amor era a Mandrágora, que em inglês se chama: ‘Mandrake’, daí vem o nome do antigo personagem da história em quadrinhos, um elegante mágico que subjugava os inimigos com seus incríveis truques!”
°°°
10. “O médico vê na palavra um recurso terapêutico, o escritor parte dela para a criação artística. Há momentos, porém, em que literatura e medicina se superpõem. Escritores escrevem sobre doença. Médicos procuram dar uma forma literária a seu trabalho!”
°°°
11. “Os afrodisíacos são diferentes; num caso trata-se de amor, no outro, de libido!” 
°°°
12. “As rugas são o resultado da constante movimentação de nossa face, esta mímica que, tanto quanto a razão, a emoção e expressão destas, nos faz humanos!”
°°°
13. “Aqui no Brasil ‘Spa’ tornou-se sinônimo de clínica do emagrecimento. E as primeiras que surgiram executavam um programa linha-dura, que baixava o peso, mas também gerava situações estranhas!” 
°°°
14. “A verdade haveria de prevalecer no choque dialético entre o individual e o coletivo, entre o egoísmo e o altruísmo!”
°°°
15. “Sim, nas reticências talvez haja lugar pra mim!”
°°°
16. “Além do território da emoção humana, doutores e autores também compartilham um instrumento comum: a palavra!”
°°°
17. “Escrevo há muito tempo. Costumo dizer que, se ainda não aprendi, não foi por falta de prática!”
°°°
18. “A ideia de que a felicidade possa ser genética representa apenas o mais recente episódio na agitada trajetória de uma ciência que, desde o seu início, teve forte conotação política!”
°°°
19. “Nós tememos tudo o que não podemos controlar!”
°°°
20. “Jesus era revolucionário. O Antigo Testamento fala muito sobre o corpo e suas doenças, mas detém-se sobretudo nas medidas sanitárias. Em resumo: o Antigo Testamento é o domínio da saúde pública; o Novo Testamento introduz a medicina curativa, individual!”
°°°
* Moacyr Scliar foi membro da ABL - Academia Brasileira de Letras, cadeira 31 (Patrono: Pedro Luís Pereira de Sousa - Fundador: Guimarães Júnior).


Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL